Abordagem da variação terminológica em uma base de dados de combinatórias léxicas

Autores

  • Anna Maria Becker Maciel Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Patrícia Chittoni Ramos Reuillard Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v26i0p223-240

Palavras-chave:

Variação terminológica, Base de dados Terminológica, Tradução, Linguagem legal, Terminologia ambiental

Resumo

O objetivo deste texto é mostrar como o fenômeno da variação linguística é abordado em uma base de dados on-line orientada para o tradutor, contendo combinatórias léxicas da linguagem legal em português, com equivalentes em alemão, espanhol, francês, inglês e italiano. Entendemos a variação terminológica como a utilização de formas lexicais diferentes para referir o mesmo conceito ou expressar a mesma função no contexto discursivo da comunicação especializada. A variação abrange mudanças morfológicas e sintáticas, inserção de itens e ocorrência de sinonímia. Primeiro, delineamos nosso quadro referencial teórico; depois de descrever e categorizar as combinatórias variantes, coletadas em um corpus comparável multilíngue da legislação ambiental, comentamos sua disposição na microestrutura da base.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Maria Becker Maciel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. MACIEL, A. M. B. Linguagens Especializadas e Terminologia: o passado projetando o futuro. In: PERNA, C.; DELGADO, H.; FINATTO, M. J. B. (Orgs.). Linguagens especializadas em corpora: modos de dizer, interfaces e pesquisas. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2010. MACIEL, A. M. B. Terminologia e Corpus. In: TAGNIN, S; BEVILACQUA, C. Corpora na Terminologia. São Paulo: HUB Editorial, 2013: 29-45.

Patrícia Chittoni Ramos Reuillard, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras e Pós-Graduação da UFRGS: Tradução, Terminologia, Lexicografia e Francês. Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa TERMISUL.

Downloads

Publicado

2015-12-29

Como Citar

Maciel, A. M. B., & Reuillard, P. C. R. (2015). Abordagem da variação terminológica em uma base de dados de combinatórias léxicas. Tradterm, 26, 223-240. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v26i0p223-240

Edição

Seção

Artigos