Conceptualização metafórica da anatomia em português: artérias, veias e nervos

Autores

  • Paula Fernanda Malaszkiewicz Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sylvie Vandaele Universidade de Montreal
  • Patrícia Chittoni Ramos Reuillard Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v26i0p269-290

Palavras-chave:

Conceptualização metafórica, índices de conceptualização, fraseologia.

Resumo

A partir dos anos 1980, a metáfora passou a ser estudada do ponto de vista conceptual, sendo reconhecida na linguagem científica. Pode-se apreender a conceptualização metafórica de uma área especializada através da identificação dos índices de conceptualização metafórica. No campo da tradução, o conhecimento dos índices e do modo de conceptualização é fundamental, pois estão ligados à fraseologia do domínio. Este artigo tem como objetivo mostrar os resultados de uma pesquisa que buscou identificar e descrever os índices de conceptualização metafórica utilizados em Anatomia na descrição do posicionamento das artérias, das veias e dos nervos em língua portuguesa, continuando um estudo já realizado em língua inglesa e francesa. Após terem sido identificados, os índices foram distribuídos em categorias de representação fictícia e nos modos de conceptualização identificados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Fernanda Malaszkiewicz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Letras–Bacharelado Hab. Tradutor Francês-Português e Mestrado em Estudos da Linguagem – Teorias Linguísticas do Léxico, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tradutora e revisora.

Sylvie Vandaele, Universidade de Montreal

Professora titular da Faculté des arts et des sciences, Departamento de Linguística e Tradução da Universidade de Montreal. Ph.D. em Farmacologia molecular e Master em tradução

Patrícia Chittoni Ramos Reuillard, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras e Pós-Graduação da UFRGS: Tradução, Terminologia, Lexicografia e Francês. Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa TERMISUL.

Downloads

Publicado

2015-12-29

Como Citar

Malaszkiewicz, P. F., Vandaele, S., & Reuillard, P. C. R. (2015). Conceptualização metafórica da anatomia em português: artérias, veias e nervos. Tradterm, 26, 269-290. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v26i0p269-290

Edição

Seção

Artigos