Literatura e quadrinhos: adaptações de Edgar Allan Poe

Autores

  • Fernando da Silva Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v27i0p137-154

Palavras-chave:

História em quadrinhos (HQs), retextualização, literatura

Resumo

Em vista do atual reconhecimento das histórias em quadrinhos (HQs) como um fenômeno de mídia de massa e de expansão da literatura, este artigo tem por objetivo lançar um olhar aproximado à forma como imagem e texto são intercambiáveis em HQs como formas de representação aos sentidos e significados em algumas obras adaptadas do autor Edgar Allan Poe para este formato. Para tanto, neste texto serão observadas algumas adaptações em formato quadrinizado da obra do autor mencionado considerando o seu valor estético e de reinterpretação do texto literário. As análises que remetem às releituras da obra de Poe indicam nas retextualizações em formato de HQs não apenas a materialização do texto em imagens a partir de sistemas semióticos distintos, como é próprio do gênero textual história em quadrinho, mas também uma reorientação espaço-temporal das histórias apresentadas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução

Mestrado. Doutorando pelo programa de pós-graduação em Estudos da Tradução (PGET-UFSC) Interesse: Localização de games; pesquisas baseadas em corpora; análise multimodal. 

Downloads

Publicado

2016-10-04

Como Citar

Silva, F. da. (2016). Literatura e quadrinhos: adaptações de Edgar Allan Poe. Tradterm, 27, 137-154. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v27i0p137-154