Mapeamento e análise de dicionários e glossários online sobre sustentabilidade e proposta de um glossário bilíngue

Autores

  • Vanessa Prata Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil.
  • Diva de Camargo Universidade Paulista "Julio de Mesquita Filho (UNESP), São José do Rio Preto, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v28i0p272-296

Palavras-chave:

glossários, sustentabilidade, estudos da tradução baseados em corpus

Resumo

Este trabalho visa fazer uma mapeamento e uma análise de glossários e dicionários online da área de sustentabilidade, com o objetivo de propormos um glossário bilíngue desse tema na direção português-inglês. O levantamento foi realizado por meio de buscas na internet, tanto em português como em inglês, utilizando termos como “glossário de sustentabilidade”, “dicionário de sustentabilidade”, “glossário bilíngue de sustentabilidade” e “dicionário bilíngue de sustentabilidade”. Para o escopo deste artigo, foram selecionados 12 produtos terminográficos disponíveis em portais de veículos de comunicação e/ou organizações ligadas à área de sustentabilidade, descartando, em geral, os glossários e dicionários em páginas pessoais ou de indústrias e demais empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Prata, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil.

Vanessa Domingues Prata é mestranda em Estudos da Tradução na Universidade de São Paulo, com pós-graduação lato sensu em Tradução (Anhanguera, 2011) e graduação em Jornalismo (Cásper Líbero, 2002).

Diva de Camargo, Universidade Paulista "Julio de Mesquita Filho (UNESP), São José do Rio Preto, Brasil.

Diva Cardoso de Camargo tem Doutorado em Tradução pela Universidade de São Paulo (1993), Pós-doutorado em Estudos da Tradução por The University of Manchester (2003), Livre-Docência em Estudos da Tradução pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é Professor Adjunto-MS5, Aposentada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de São José do Rio Preto.

Downloads

Publicado

2017-01-24

Como Citar

Prata, V., & de Camargo, D. (2017). Mapeamento e análise de dicionários e glossários online sobre sustentabilidade e proposta de um glossário bilíngue. Tradterm, 28, 272-296. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v28i0p272-296