Terminologia do Licenciamento Ambiental Brasileiro em Português e Inglês

Autores

  • Caroline Lúcia Costa Moia Chichorro Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Patrícia Chittoni Ramos Reuillard Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v32i0p52-90

Palavras-chave:

Terminologia, Licenciamento Ambiental, Equivalência Funcional.

Resumo

Esta pesquisa objetivou repertoriar os termos do licenciamento ambiental brasileiro e oferecer seus equivalentes em língua inglesa. Foram utilizados dois corpora, nos idiomas português e inglês. Baseia-se nos pressupostos da Teoria Comunicativa da Terminologia (CABRÉ, 1999a), da Linguística de Corpus (SARDINHA, 2004) e no conceito de equivalência funcional (GÉMAR, 1998; SARCEVIC, 1997). Os corpora foram analisados com o programa AntConc (ANTHONY, 2014), com apoio da árvore de domínio e dos fluxogramas do licenciamento ambiental elaborados. Foram validados 371 termos do domínio do licenciamento ambiental. Dadas as diferenças jurídicas e culturais existentes entre as línguas selecionadas, evidenciadas na terminologia estudada, observou-se não ser possível oferecer um equivalente funcional para todos os termos repertoriados, reforçando a necessidade em prosseguir com a pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Lúcia Costa Moia Chichorro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduada em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso; Especialista em tradução pela Universidade Gama Filho; Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Analista de Meio Ambiente na Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso.

Patrícia Chittoni Ramos Reuillard, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Departamento de Línguas Modernas e do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); tradutora de língua francesa.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Como Citar

Chichorro, C. L. C. M., & Reuillard, P. C. R. (2018). Terminologia do Licenciamento Ambiental Brasileiro em Português e Inglês. Tradterm, 32, 52-90. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v32i0p52-90

Edição

Seção

Artigos