Uma metodologia para o desenvolvimento de Wordnets terminológicas em português do Brasil

Autores

  • Ariani Di Felippo Universidade Federal de São Carlos.
  • Gladis Maria de Barcellos Almeida Universidade Federal de São Carlos.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2010.46325

Palavras-chave:

Terminologia, PLN, Base de dados, Wordnet, TermiNet.

Resumo

Para o desenvolvimento de vários sistemas computacionais que processam língua natural (p.ex., sistemas de sumarização, sistemas de tradução automática etc.), os pesquisadores da área do Processamento Automático das Línguas Naturais (PLN) necessitam de certos recursos linguísticos (os lingwares), os quais desempenham papel central na arquitetura desses sistemas, p.ex.: as “bases de conhecimento lexical”. Dada a necessidade crescente de se processar textos especializados, bases de conhecimento lexical especializado (ou terminológico) passaram a ser desenvolvidas para várias línguas, principalmente no formato wordnet. Ocorre que, embora exista um número razoável de wordnets terminológicas em diversas línguas, observa-se a carência de uma metodologia suficientemente clara que facilite e, sobretudo, estimule a criação dessas bases. Para o português do Brasil (PB), aliás, não há bases de conhecimento especializado no formato wordnet. Nesse cenário, está sendo desenvolvido o projeto TermiNet (do inglês, terminological wordnet), que objetiva: (i) a instanciação (ou seja, versão mais definida), para o desenvolvimento específico de wordnets terminológicas, da metodologia genérica de pesquisa no PLN proposta por Dias-da-Silva (2006) e (ii) a sua aplicação na construção de uma base desse tipo em PB. Acredita-se que o TermiNet pode beneficiar não só o PLN, mas também a Terminologia/ Terminografia em PB, pois o formato wordnet é um modelo robusto e eficaz para a sistematização do conhecimento léxico-conceitual, fundamental também para o desenvolvimento de produtos terminográficos tradicionais. Neste artigo, em especial, apresenta-se o referido projeto, focalizando a primeira etapa das atividades, que é a instanciação da metodologia trifásica de Dias-da-Silva (2006).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariani Di Felippo, Universidade Federal de São Carlos.

Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos e pesquisadora do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Terminologia.

Gladis Maria de Barcellos Almeida, Universidade Federal de São Carlos.

Professora associada do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos. Fundadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Terminologia e pesquisadora vinculada ao NILC.

Downloads

Publicado

2010-06-18

Como Citar

Di Felippo, A., & Almeida, G. M. de B. (2010). Uma metodologia para o desenvolvimento de Wordnets terminológicas em português do Brasil. Tradterm, 16, 365-395. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2010.46325

Edição

Seção

Artigos