Resíduos e Abfälle: um reconhecimento terminológico para a busca de equivalências entre o português e o alemâo

Autores

  • Leonardo Zilio Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Mônica Linck Feijó Fichtner Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Maria José Bocorny Finatto Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2006.46743

Palavras-chave:

Tradução, terminologia de resíduos, terminologias em alemão, validação de equivalentes, glossários especializados.

Resumo

No âmbito da busca de equivalentes em alemão para termos em português em um glossário de gestão ambiental desenvolvido no grupo Termisul, este trabalho descreve o caminho percorrido até a identificação da unidade que recebe o estatuto de equivalente e descreve a ocorrência dos Komposita em textos relacionados ao campo conceitual resíduos e Abfälle. O trabalho foi efetuado com corpora distintos para a análise da terminologia sobre resíduos nas duas línguas. Como resultados, vemos que o pareamento português brasileiro/alemão não é absoluto, principalmente pela não existência em alemão de subcategorias de Abfälle semelhantes às que há em português brasileiro para resíduos. Isso não impede a indicação de um equivalente para o consulente, embora haja casos de lacunas conceituais e/ou denominativas. A correlação de fontes mostrou-se um elemento importante para a validação segura da informação oferecida ao consulente. No que tange aos Komposita observados, houve a maior ocorrência de termos compostos por dois elementos. Além disso, vimos que o termo Abfälle aparece exclusivamente como base, enquanto Abfall e Müll aparecem mais como determinantes. Ao que tudo indica, o cenário comunicativo influencia a escolha e a feição dos termos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Zilio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Bacharelando em Letras - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista de IC-CNPq do Projeto Termisul.

Mônica Linck Feijó Fichtner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Tradutora, bacharela em Letras - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Auxiliar de pesquisa voluntária do Projeto Termisul.

Maria José Bocorny Finatto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Pesquisadora do Projeto Termisul e do Projeto TextQuim, docente do PPG-Letras - Universidade federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

Downloads

Publicado

2006-12-18

Como Citar

Zilio, L., Fichtner, M. L. F., & Finatto, M. J. B. (2006). Resíduos e Abfälle: um reconhecimento terminológico para a busca de equivalências entre o português e o alemâo. Tradterm, 12, 269-292. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2006.46743

Edição

Seção

Terminologia