O discurso do rei: tradução e poder

Autores

  • Terezinha Rivera Trifanovas Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2012.47355

Palavras-chave:

Discurso, tradução, relações de poder-saber.

Resumo

Tomando como objeto de estudo o filme intitulado O discurso do rei, observou-se, particularmente, as interações comunicativas entre os protagonistas (o rei britânico George VI e o terapeuta australiano Lionel Logue), com o intuito de analisar os efeitos de sentido identificados, pelos autores do artigo, em torno das relações de poder presentes no discurso original em língua inglesa e na tradução legendada para a língua portuguesa. Para isso, foram selecionados os diálogos mais representativos das relações de poder entre as referidas personagens e empreendida a análise da materialidade linguística por uma perspectiva discursiva, centrada no estudo das relações entre linguagem, sujeito e história, que considera as condições de produção e os efeitos de sentido. Ressalta-se, porém, não ser a intenção analisar a qualidade da atividade tradutória, mas, sim, observar como se dá a construção de efeitos de sentido relacionados às relações de poder de um idioma para outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Terezinha Rivera Trifanovas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Professora do Centro de Linguagem e Comunicação (CLC), Faculdade de Letras, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC – Campinas).

Doutoranda em Linguística Aplicada pela Unicamp. Mestre em Linguística Aplicada pela Unicamp. Especialista em Tradução pela Universidade Gama Filho. Graduada em Letras Português e Inglês (licenciatura e bacharelado) pela PUC-Campinas. Docente da Faculdade de Letras da PUC-Campinas. Artigos científicos publicados: 1) A discursivização do perfil de autonomia do aprendiz de EaD como forma de homogeneização das subjetividades; 2) E-mail: dispositivo sinóptico de legitimação de poder; 3) O agenciamento neoliberal na constituição das subjetividades: o professor exemplar.

 

Downloads

Publicado

2012-06-18

Como Citar

Trifanovas, T. R. (2012). O discurso do rei: tradução e poder. Tradterm, 19, 265-288. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2012.47355

Edição

Seção

Artigos