Acorde estrangeiro: representação e confrontos linguísticos na música brasileira

Autores

  • Marly D'Amaro Blasques Tooge Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2012.47439

Palavras-chave:

Tradução, representação, transculturação, música brasileira, identidade.

Resumo

Neste trabalho, buscou-se estudar a “representação cultural brasileira” na contemporaneidade, através dos textos produzidos dentro do contexto da música brasileira. Acreditamos que tais textos, no formato de canções, montam um corpus de estudo que pode revelar diferentes usos das línguas para articular a relação com o “outro estrangeiro”. Tal atividade artística tem sido, há tempos, palco de discussões e negociações sobre a identidade nacional. Tensões ideológicas e projetos identitários produziram usos variados dos idiomas, refletindo tanto correntes de nacionalismo acirrado, quanto de abertura à influência estrangeira, movimentos que podem ser claramente verificados nesse corpus. Como instrumento de difusão de língua e cultura, a música revela usos de idiomas e “estratégias de confronto linguístico”, na busca da sobrevivência de elementos da “cultura brasileira”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marly D'Amaro Blasques Tooge, Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Doutoranda da área de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês.

Tradutora pública e Intérprete Comercial do Estado de São Paulo, mestre e doutoranda na área de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da FFLCH da USP. Autora de vários artigos sobre língua, tradução e identidade e bolsista do CNPQ, também publicou a obra Traduzindo o “Brazil”: o país mestiço de Jorge Amado (2009), lançado pela editora Humanitas com o auxílio da FAPESP, livro que resultou de sua dissertação de mestrado.  Atualmente se dedica ao estudo da representação do Brasil, vinculada ao uso de idiomas no âmbito da música brasileira.

 

Downloads

Publicado

2012-06-18

Como Citar

Tooge, M. D. B. (2012). Acorde estrangeiro: representação e confrontos linguísticos na música brasileira. Tradterm, 19, 327-345. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2012.47439

Edição

Seção

Artigos