A terminologia da cana-de-açúcar no Brasil em duas perspectivas: do engenho à usina

Autores

  • Luís Henrique Serra

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2013.69130

Palavras-chave:

Cana-de-açúcar, termos, Setor Agrícola, micro e Pequeno agricultor

Resumo

A cana-de-açúcar é um dos principais produtos da balança comercial brasileira. O setor canavieiro é um dos que mais tem crescido no mundo e que tem dado grandes lucros ao País.  Com o desenvolvimento do setor, um volumoso número de termos tem surgido, graças aos novos conceitos que emergiram.. Por outro lado, há também uma grande produção nos estados em que o setor não é tão desenvolvido. Tais termos, em nome de uma comunicação bem sucedida, devem ser recolhidos e catalogados. Este estudo averigua os termos utilizados pelo técnico e pelo pequeno agricultor do universo da cana-de-açúcar do Brasil. Objetiva-se, com isso, mostrar como neste setor a variação é proporcional à especialização da atividade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luís Henrique Serra

    Graduado em Letras pela Universidade Federal do Maranhão, tendo como campo de estudos e pesquisas a Lexicologia e a Terminologia do Português Brasileiro. É autor do Glossário Eletrônico da Cana-de-Açúcar do Maranhão e do Glossário Socioterminológico da Mandioca do Maranhão, ambos trabalhos de Iniciação Científica premiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Maranhão (2010 e 2012). Atualmente, é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras (Filologia e Língua Portuguesa) da Universidade de São Paulo, trabalhando com a terminologia da Indústria Canavieira do Brasil.

Downloads

Publicado

2013-12-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Serra, L. H. (2013). A terminologia da cana-de-açúcar no Brasil em duas perspectivas: do engenho à usina. Tradterm, 22, 239-257. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2013.69130