Tradução oral à Prima Vista: Pesquisa discente e implicações para a formação de intérpretes

Autores

  • Glória Regina Loreto Sampaio Professora do Departamento de Inglês da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2014.85572

Palavras-chave:

Tradução oral à prima vista, pesquisa discente na graduação, formação de tradutores e intérpretes

Resumo

Este artigo aborda os resultados de quatro subprojetos de pesquisa de Iniciação Científica, atrelados a um projeto maior de autoria docente e ainda em andamento. As pesquisas discentes, que tiveram lugar na PUC-SP sob a orientação desta autora e com o patrocínio da Comissão de Ensino e Pesquisa da referida instituição, debruçaram-se sobre aspectos específicos e complementares da Tradução Oral à Prima Vista (TrPV), segundo a perspectiva de alunos, professores e profissionais da tradução e interpretação. Os resultados obtidos até o momento trazem subsídios sobre os desafios impostos pela TrPV, com desdobramentos para a os programas de formação de tradutores e intérpretes.

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Biografia do Autor

  • Glória Regina Loreto Sampaio, Professora do Departamento de Inglês da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    A freelance literary translator and certified sworn-in translator and interpreter for the English and Portuguese languages, is assistant professor at the English Department of the Catholic University of São Paulo, Brazil, where she supervises research and teaches translation and interpretation theory and practice. Her research interests to date are translation and interpretation theory, sight translation, consecutive interpretation, literary, journalistic and audiovisual translation, and translation and interpretation teaching methodology.

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Publicado

2014-10-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Tradução oral à Prima Vista: Pesquisa discente e implicações para a formação de intérpretes. (2014). Tradterm, 23, 121-139. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2014.85572