Tradução, análise linguística e ponto de vista: um estudo comparativo

Autores

  • Christiano Titoneli Santana Mestrando em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2014.96582

Palavras-chave:

Tradução, voz, escolhas linguísticas

Resumo

Este artigo discute o processo de tradução com relação ao ponto de vista de Benjy, o personagem do romance O Som e A Fúria, de William Faulkner. Para tanto, duas traduções serão comparadas com o original. Serão discutidos os conceitos de ponto de vista (voz), segundo SIMPSON (1994), e serão usadas como pano de fundo as descrições acerca da linguagem de acordo com HALLIDAY e MATTHIESSEN (2004).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christiano Titoneli Santana, Mestrando em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense

Mestrando em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pós-graduado (Lato Sensu) em Leitura e Produção de Textos pela Universidade Federal Fluminense (UFF); pós-graduado (Lato Sensu) em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica do RJ (PUC-Rio) e graduado em Letras pelo Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI - Niterói, RJ), com habilitação em línguas Inglesa e Portuguesa e respectivas literaturas. Atualmente, é revisor externo do Grupo Editorial Nacional, integrante do grupo de pesquisa “Práticas de Subjetivação e Movimentos Identitários” – NEPLEV, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), integrante também do grupo de pesquisa “Língua, Sujeito e Sociedade”, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou (2013-2014) como professor substituto de Língua Inglesa e Metodologia e Práticas de Ensino em Língua Inglesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP). Tem sólida experiência no mercado editorial, com ênfase em tradução e revisão de texto, com mais de 50 obras publicadas entre traduzidas e revisadas.

Downloads

Publicado

2015-03-17

Como Citar

Santana, C. T. (2015). Tradução, análise linguística e ponto de vista: um estudo comparativo. Tradterm, 24, 35-63. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2014.96582

Edição

Seção

Artigos