A noção de folksonomia: uma abordagem terminológica

Autores

  • Jéssica Câmara Siqueira Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2012.49048

Palavras-chave:

Terminologia, Ciência da Informação, neologismo, empréstimo, folksonomia.

Resumo

O desenvolvimento técnico-científico e as constantes mudanças conjunturais afetam o domínio da Ciência da Informação, área de especialidade de criação recente. Tais mudanças na área se evidenciam em sua terminologia, principalmente com a inserção de novos termos, com destaque para o processo de criação lexical do empréstimo. Diante de tal constatação, selecionou-se um reconhecido neologismo da área, folksonomia, com o objetivo de desvelar as diferentes perspectivas terminológicas que corroboram a constituição de sua designação. A partir do trabalho terminográfico de análise e síntese foi possível não só delimitar o caráter designativo do termo, mas compreender mais profundamente as nuanças do próprio domínio de especialidade da Ciência da Informação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jéssica Câmara Siqueira, Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

    Doutoranda em Letras pela Universidade de São Paulo, na área de Filologia e Língua Portuguesa. Mestre em Ciência da Informação pela USP. Especialista em Arquivos pela USP. Bolsista Capes.

    Doutoranda em Letras – Filologia e Linguística Portuguesa, pela Universidade de São Paulo e Bolsista Capes. Mestre em Ciência da Informação (ECA/USP, 2011), especialista em Arquivos (IEB/USP, 2008), bacharel em Biblioteconomia e Documentação (ECA/USP, 2009), licenciada em Letras (Unimar, 2002). Publicou o livro “As noções de documento e informação” (2012), como resultados de sua pesquisa de mestrado, e destacam-se os seguintes artigos de sua produção: Biblioteconomia, documentação e ciência da informação: história, sociedade, tecnologia e pós-modernidade (Perspectiva da Informação, UFMG, 2010); Análise lexicográfica de dicionários da Ciência da Informação (Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Unicamp, 2011) e A noção de Ciência da Informação: uma abordagem terminológica (Revista de Filologia e Língua Portuguesa, USP, 2012, no prelo).

     

Downloads

Publicado

2012-12-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar