Google Tradutor: Análise de Utilização e Desempenho da Ferramenta

Autores

  • Gislaine Caprioli Costa
  • Fátima de Gênova Daniel

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2013.69145

Palavras-chave:

Tradução, tradutor humano, tradução Automática, Google Tradutor, tecnologia.

Resumo

Este estudo qualitativo investiga o uso da ferramenta de tradução automática Google Tradutor em contexto universitário e busca justificativa na escassez de literatura sobre o tema. Os objetivos principais são identificar o perfil de usuários nos cursos que utilizam textos em língua inglesa e discutir o desempenho da ferramenta em suas traduções. Questionários foram utilizados para identificar o perfil dos usuários, e a discussão do desempenho focou nos critérios de desvios lexicais, morfossintáticos e socioculturais. Os participantes apresentaram nível de proficiência entre básico e intermediário e 93% deles afirmaram ser usuários da ferramenta com alto grau de confiabilidade em sua eficácia e que ela atende parcialmente suas expectativas. Quanto ao desempenho, os problemas principais foram de ordem morfossintática e desvios envolvendo questões de adequação cultural. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gislaine Caprioli Costa

    É bacharel em Letras/Tradutor pela Universidade Sagrado Coração de Bauru-SP. Tradutora e revisora freelancer desde o segundo ano da graduação.  Entre 2011 e 2012, apresentou um projeto de iniciação científica a respeito da ferramenta Google Tradutor no XIX Fórum de Iniciação Científica promovido pela USC, sob a orientação da Professora Doutora Fátima de Gênova Daniel. Endereço eletrônico: gih.caprioli@gmail.com

  • Fátima de Gênova Daniel

    É licenciada em Letras Inglês/Português pela Universidade Sagrado Coração de Bauru-SP. Concluiu, no ano de 2009, o Doutorado em Estudos Linguísticos, área de concentração em Linguística Aplicada - Ensino e Aprendizagem de Línguas, pela UNESP, campus de São José do Rio Preto, no qual investigou a interação entre os componentes teóricos e práticos na formação inicial do professor de inglês. Desde 1995, atua como docente na USC, Bauru-SP, principalmente na formação de professores de línguas e tradutores. Endereço eletrônico: fatimagedaniel@gmail.com.

Downloads

Publicado

2013-12-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Google Tradutor: Análise de Utilização e Desempenho da Ferramenta. (2013). Tradterm, 22, 327-361. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2013.69145