A terminologia empregada aos criminosos e/ou infratores pela polícia civil do Rio Grande do Sul

Autores

  • Maria Izabel Plath da Costa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2012.47354

Palavras-chave:

Polícia Judiciária, terminologia jurídico-policial, mapas conceituais.

Resumo

A Polícia Civil, ou Polícia Judiciária, tem como atividade precípua a persecução penal, ancorando a ação que, em tese, culmina no processo que gera a sentença. Para a instrução penal, essa polícia registra as suas diligências através de textos especializados, compostos por termos técnicos específicos dessa área especializada, cujos documentos compõem os procedimentos que são instaurados para apurar o fato que foi registrado pelo cidadão. Em virtude de insurgir da esfera jurídica, os termos empregados pela Polícia Judiciária são termos jurídico-policiais. Entretanto, em virtude da estigmatização da atividade-fimesses termos não são contemplados nos dicionários jurídicos. Os especialistas que utilizam a gama terminológica jurídico-policial escolhem dada unidade terminológica com base no empirismo, sendo que essas escolhas cognitivas asseguram a aplicabilidade da lei penal.O presente estudo descreve o trabalho da Polícia Judiciária, os procedimentos que são instaurados para a aplicabilidade da lei penal e as unidades terminológicas (UTs) empregadas aos partícipes nesses procedimentos. através da representação dessas UTs em mapas conceituais do tipo hierárquico, foi possível constatar que as UTs que designam a pessoa que comete o crime, ou a infração, mantêm uma relação hierárquica entre si.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Izabel Plath da Costa

    Mestra em Estudos Linguisticos do Léxico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

    Mestra e doutoranda em Letras no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Inspetora e docente na Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul. Interesse na linguagem jurídico-policial.

    Principais publicações: A diversidade terminológica dos partícipes nos procedimentos da Polícia Civil do Rio Grande do Sul: Cadernos do IL. n. 40. A textualidade no Termo de Declaração de inquéritos policiais  de homicídio sem autoria conhecida: Cadernos do IL. n. 40. Proposta parcial de organização e análise da terminologia da polícia civil: os modus operandi furto chuca, furto descuido, furto mão grande e furto punga. Debate Terminológico. n. 06.

Downloads

Publicado

2012-06-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Costa, M. I. P. da. (2012). A terminologia empregada aos criminosos e/ou infratores pela polícia civil do Rio Grande do Sul. Tradterm, 19, 248-264. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2012.47354