O discurso do rei: tradução e poder

Autores

  • Terezinha Rivera Trifanovas Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2012.47355

Palavras-chave:

Discurso, tradução, relações de poder-saber.

Resumo

Tomando como objeto de estudo o filme intitulado O discurso do rei, observou-se, particularmente, as interações comunicativas entre os protagonistas (o rei britânico George VI e o terapeuta australiano Lionel Logue), com o intuito de analisar os efeitos de sentido identificados, pelos autores do artigo, em torno das relações de poder presentes no discurso original em língua inglesa e na tradução legendada para a língua portuguesa. Para isso, foram selecionados os diálogos mais representativos das relações de poder entre as referidas personagens e empreendida a análise da materialidade linguística por uma perspectiva discursiva, centrada no estudo das relações entre linguagem, sujeito e história, que considera as condições de produção e os efeitos de sentido. Ressalta-se, porém, não ser a intenção analisar a qualidade da atividade tradutória, mas, sim, observar como se dá a construção de efeitos de sentido relacionados às relações de poder de um idioma para outro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Terezinha Rivera Trifanovas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

    Professora do Centro de Linguagem e Comunicação (CLC), Faculdade de Letras, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC – Campinas).

    Doutoranda em Linguística Aplicada pela Unicamp. Mestre em Linguística Aplicada pela Unicamp. Especialista em Tradução pela Universidade Gama Filho. Graduada em Letras Português e Inglês (licenciatura e bacharelado) pela PUC-Campinas. Docente da Faculdade de Letras da PUC-Campinas. Artigos científicos publicados: 1) A discursivização do perfil de autonomia do aprendiz de EaD como forma de homogeneização das subjetividades; 2) E-mail: dispositivo sinóptico de legitimação de poder; 3) O agenciamento neoliberal na constituição das subjetividades: o professor exemplar.

     

Downloads

Publicado

2012-06-18

Edição

Seção

Artigos