Quem será? Sagarana e O Chamado do Mistério, Das Trevas e Do Amor

Autores

  • Ermelinda Maria Araújo Ferreira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i29.102861

Palavras-chave:

medicina, ciência, cultura popular, Guimarães Rosa

Resumo

A antologia de contos Sagarana marca a estreia de um médico interiorano em crise, deprimido após um pífio segundo lugar obtido em sua primeira e esperançosa empreitada literária. Prestes a abandonar a profissão e o sonho para dedicar-se ao serviço burocrático no Itamaraty, Guimarães Rosa deflagra seu destino viator: levado a estranhas paragens, familiariza-se com o sublime e o grotesco, na descoberta da generosa paixão de Ara e do fescenino ódio de Hitler. De volta ao Brasil, a reescritura deste livro aponta para uma guinada na percepção do autor; que escolhe, antes, abraçar os mistérios do grande sertão, a apartar-se deles em nome de uma ciência racional e dogmática, alheia ao amor e ao espírito: desalmada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ermelinda Maria Araújo Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco
    Formada em Medicina e Letras, professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisadora do CNPq. Colaboradora do IeMo, Instituto de Estudos Modernistas da Universidade de Lisboa, e do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Editora da Intersemiose -revista digital.

Downloads

Publicado

2016-09-27

Edição

Seção

Dossiê 29: Tecidos do Humano - Literatura e Medicina

Como Citar

Quem será? Sagarana e O Chamado do Mistério, Das Trevas e Do Amor. (2016). Via Atlântica, 17(1), 189-205. https://doi.org/10.11606/va.v0i29.102861