“O beijo da palavrinha”, de Mia Couto: uma ponte entre literatura e bioética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i29.107825

Palavras-chave:

literatura, bioética, morte, desenvolvimento humano

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma análise bioética do conto “O beijo da  palavrinha”, de Mia Couto, numa tentativa de aproximar Bioética e Literatura, a fim de promover uma reflexão sobre a morte e os cuidados no final da vida. A análise fundamenta-se na Psicologia histórico-cultural e em dois referenciais da Bioética: vulnerabilidade e solidariedade. Assim como se apresenta no conto a possibilidade de conhecer e sentir o mar mesmo na sua ausência, a expectativa desse texto é incentivar o acesso ao conhecimento, a elaboração de sentimentos e o desenvolvimento humano através da Literatura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Denise Stefanoni Combinato, Instituto Tecnológico de Aeronáutica

    Graduação em Psicologia (Unesp/Bauru), Doutorado em Saúde Coletiva (Unesp/Botucatu), Pós-doutorado em Bioética (Centro Universitário São Camilo). Psicóloga e Professora do Departamento de Humanidades no Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Downloads

Publicado

2016-09-27

Edição

Seção

Dossiê 29: Tecidos do Humano - Literatura e Medicina

Como Citar

“O beijo da palavrinha”, de Mia Couto: uma ponte entre literatura e bioética. (2016). Via Atlântica, 17(1), 371-387. https://doi.org/10.11606/va.v0i29.107825