Goa no itinerário íntimo dos poetas portugueses contemporâneos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i30.114813

Palavras-chave:

orientalismo português, poesia contemporânea, literatura pós-colonial, Índia, Goa

Resumo

Entre os séculos XX e XXI, o Oriente e os espaços ultramarinos são revisitados pela poesia através dum conjunto de imagens e de conceitos que vão ao encontro do longínquo Império quinhentista. O interesse pelos momentos inaugurais desse encontro revela uma discreta mas consequente permanência do tópico na literatura portuguesa. A redescoberta da Índia constitui um verdadeiro exercício de amplitude estética: alegoriza uma aprendizagem do olhar e inaugura itinerários íntimos, entre o vivido e o sonhado. Propomos uma aproximação aos textos onde a Índia ou Goa surgem como topos centrais, com vista a interpretar o peso simbólico que a “viagem à Índia” assume na poesia portuguesa dos nossos dias. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Catarina Nunes de Almeida, Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras de Lisboa
    Nasce em Lisboa, em Agosto de 1982. Leccionou durante dois anos na Universidade de Pisa e concluiu, em 2012, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, uma Tese de Doutoramento intitulada Migração Silenciosa – Marcas do Pensamento Estético do Extremo Oriente na Poesia Portuguesa Contemporânea. Actualmente está a trabalhar num projecto de investigação de Pós-Doutoramento (com uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia) no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, também  no âmbito do Orientalismo Português. É ainda co-autora da antologia poética Nau-Sombra: os orientes da poesia portuguesa do século XX (Nova Vega, 2013). 

Downloads

Publicado

2016-12-28

Edição

Seção

Dossiê 30: Goa - Literatura e Cultura 2

Como Citar

Goa no itinerário íntimo dos poetas portugueses contemporâneos. (2016). Via Atlântica, 17(2), 201-212. https://doi.org/10.11606/va.v0i30.114813