Imaginários de poder e redes midiáticas

diálogos entre o Creative Time Summit e o Brasil

Autores

  • Lucia Leão Pontifícia Universidade Católica de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-6680-5106
  • Vanessa Lopes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Mirian Aparecida Meliani Nunes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Bernardo Queiroz de Siqueira Santos Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2019.160654

Palavras-chave:

Redes midiáticas, imaginário, iconoclasmo, arte e política, Brasil

Resumo

No campo da pesquisa em comunicação, especificamente no âmbito dos estudos do imaginário, observamos o surgimento de discussões que problematizam temas como arte, iconoclasmo, imagem e poder. Neste cenário, o artigo tem como objetivo desenvolver um estudo transversal sobre os imaginários de poder nas redes midiáticas. Através de mapeamentos das imagens e discursos presentes nas redes do Creative Time Summit, o artigo propõe relações com projetos brasileiros, baseando-se no conceito de imaginário de Durand e adotando como metodologia de análise a cartografia dos processos de comunicação e compartilhamento do imaginário desenvolvida por Leão. Nosso argumento é que as guerras das imagens, a criação de imagens nas comunidades, a compreensão processual e a formulação de pactos que compreendem as relações entre natureza e cultura configuram eixos de análise nas redes midiáticas capazes de revelar as complexas tramas dos imaginários do poder de nossa época.

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Biografia do Autor

  • Lucia Leão, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Professora do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com pós-doutorado em Artes na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), especialização em Ação Cultural na Universidade de São Paulo (USP) e Bacharelado em Artes Plásticas na Faculdade Santa Marcelina (Fasm). Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação e Criação nas Mídias (CCM-CNPq). Autora de vários artigos e livros, entre eles: O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias e Processos do Imaginário.

  • Vanessa Lopes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Artista, pesquisadora e produtora cultural. Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Graduada em Comunicação das Artes do Corpo (PUC-SP). Publicou AaaS: uma nova condição para criar, conhecer, comunicar. É consultora de projetos culturais, parecerista credenciada do Ministério da Cidadania, Membro do SenseLab (Concordia University) e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Criação e Comunicação nas Mídias (CCM-CNPq).

  • Mirian Aparecida Meliani Nunes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Jornalista, pesquisadora e professora universitária e de cursos de extensão do Cogeae (PUC-SP). Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Graduada em Jornalismo (PUC-SP) e História (USP). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Criação nas Mídias (CCM-CNPq).

  • Bernardo Queiroz de Siqueira Santos, Universidade Anhembi Morumbi

    Professor dos cursos de Jornalismo e Cinema da Universidade Anhembi Morumbi. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe) com Graduação em Comunicação Social/Jornalismo e Especialização em Estudos Cinematográficos pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Criação nas Mídias (CCM-CNPq).

Referências

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Publicado

2019-12-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Imaginários de poder e redes midiáticas: diálogos entre o Creative Time Summit e o Brasil. RuMoRes, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 207–232, 2019. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2019.160654. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/160654.. Acesso em: 29 mar. 2024.