https://www.periodicos.usp.br/Rumores/gateway/plugin/WebFeedGatewayPlugin/atomRuMoRes2023-12-14T19:57:43-03:00Revista RuMoResrumores@usp.brOpen Journal Systems<p><strong>RuMoRes – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias</strong> é um periódico científico semestral da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) publicado por MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem e Práticas Midiáticas e por Metacrítica – Rede de Pesquisa em Cultura Midiática. A revista é voltada para a divulgação de artigos científicos, resenhas e entrevistas que contribuam para o debate sobre <em>crítica de mídia e comunicação</em>, com textos originais e inéditos (de autoria individual ou coletiva) de autores/as com titulação mínima de doutor/a ou doutorando/a, vinculados a instituições de ensino superior, recebendo-os em sistema de fluxo contínuo.</p> <p>Os artigos devem ser encaminhados em Word, fonte TNR 12, espaçamento 1,5, seguindo as orientações encontradas nas Normas de Publicação. A revista conta com apoio da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP.</p> <p><em>Contato:</em> <a href="mailto:rumores@usp.br">rumores@usp.br</a></p> <p><em>Informações:</em> <a href="mailto:midiato@usp.br">midiato@usp.br</a></p> <p><em>MidiAto:</em> <a title="MidiAto" href="http://www.usp.br/midiato">www.usp.br/midiato</a></p> <p><em>Rede Metacrítica: </em><a title="Rede Metacrítica" href="https://midiato.wordpress.com/metacritica-rede-de-pesquisa-em-cultura-midiatica/">https://midiato.wordpress.com/metacritica-rede-de-pesquisa-em-cultura-midiatica/</a></p>https://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/220215Podcasts narrativos de não ficção: apontamentos sobre o cenário de produção espanhol2023-12-29T14:30:41-03:00Eduardo Vicente
<p>Este artigo busca apresentar alguns aspectos do mercado de podcasts espanhol, com foco nas produções narrativas de não ficção. Apontadas como um dos tipos de produção mais característicos do universo dos podcasts, as narrativas de não ficção atestam, como este estudo procura demonstrar, a crescente autonomia do podcasting enquanto cultura de produção e consumo midiático já consolidada e cada vez mais independente do rádio.</p>
2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Eduardo Vicentehttps://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/219448Dossiê Especial “Cultura das Mídias – 20 anos”: intertextualidades, intermidialidades e práticas sociais2023-12-29T14:30:49-03:00Tatiana SicilianoErcio SenaRosana de Lima Soares2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Tatiana Siciliano, Ercio Sena, Rosana de Lima Soareshttps://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/217085Curiosidade em ruínas: discurso curatorial e imaginários populares dissidentes2023-12-29T14:31:03-03:00Icaro Ferraz Vidal JuniorMauricio de Bragança
<p>Este artigo adota como ponto de partida algumas questões fundadoras do campo de estudos dedicado às histórias das exposições. Objetiva-se, a partir de tal repertório teórico-conceitual, refletir sobre dois processos que adquirem relevância diante do lugar privilegiado da cultura nas disputas narrativas contemporâneas: por um lado, propõe uma análise dos esforços institucionais e curatoriais de descolonização dos acervos e das narrativas contadas por meio da exposição de importantes coleções; por outro, reconhece a diversidade de regimes escópicos que marcam o contexto latino-americano contemporâneo, instaurando uma zona de indeterminação e constante negociação entre o projeto colonial e científico de museu e imaginários populares dissidentes.</p>
2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Icaro Ferraz Vidal Junior, Mauricio de Bragançahttps://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/217922Plataformas coprodutoras de conteúdo infantil: governança e moderação no YouTube2023-12-29T14:30:50-03:00Renata Oliveira Tomaz
<p>Este trabalho contém as etapas iniciais de um projeto mais amplo que investiga a relação entre comunicação, infância e governança das plataformas. A pesquisa tem como corpus a documentação da política de segurança infantil do YouTube. Por meio do método de análise documental, o estudo mostrou que tais diretrizes privilegiam as práticas de moderação de conteúdo em sua estratégia de governança, as quais podem ser negativas, restritivas ou afirmativas. Considerando que as políticas de uso não só moderam o conteúdo publicado, mas também modelam a produção a ser realizada, o trabalho permitiu a formulação da hipótese das plataformas como coprodutoras de conteúdo, nesse caso, infantil.</p>
2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Renata Oliveira Tomazhttps://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/217611Os referenciais geoculturais na crítica jornalística de cinema: um estudo de caso a partir de Bacurau2023-12-29T14:30:54-03:00Vinícius Oliveira RochaSonia Aguiar
<p>Este artigo busca demonstrar como os referenciais geoculturais e contextos político-ideológicos em que se inserem os críticos de cinema influenciam os argumentos que utilizam em suas análises. Essa abordagem toma como base um estudo de caso do filme brasileiro Bacurau, codirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, e toma como procedimento metodológico a Análise Temática. Para isso, elegeu-se como corpus um conjunto de 52 críticas jornalísticas do filme escritas em português, inglês e francês, veiculadas em diferentes plataformas. Recorte de uma pesquisa mais ampla, os resultados da análise evidenciam como os críticos buscam legitimar suas posições de saber diante da obra fílmica, a partir de construções discursivas amparadas em certas estratégias recorrentes de referências subjetivas, contextuais e cinematográficas.</p>
2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Vinícius Oliveira Rocha, Sonia Aguiarhttps://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/217521Justiça com a própria câmera: imagens vigilantes e cultura participativa nas mídias2023-12-29T14:30:59-03:00Felipe da Silva Polydoro
<p>Discute-se aqui o avanço do fenômeno da vigilância participativa nas mídias, tendo como objeto de análise produtos do jornalismo policial. Parte-se da hipótese de que, nas quatro décadas aqui englobadas, a ênfase na relação com a audiência passou da disciplinarização repressiva para a criação de agentes privados de justiça. O desenvolvimento da argumentação enfoca quatro produtos de diferentes períodos: o programa radiofônico de Gil Gomes (1977-1988), o televisivo Linha Direta (1999-2007) e os telejornais Cidade Alerta e Brasil Urgente (2020-2023). Nos casos mais recentes, há a incorporação de variadas imagens vigilantes na construção de um olhar policial homogêneo, que simultaneamente transfere funções securitárias ao espectador privado e intensifica o imaginário do medo que sustenta a necropolítica de segurança. Nota-se ainda o transbordamento crescente no papel e no lugar social de três instâncias – as mídias, a audiência e as instituições de justiça.</p>
2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Felipe da Silva Polydorohttps://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/216250#ANJO: Explorando a produção e o consumo de memoriais a vítimas de crimes reais em plataformas de redes sociais2023-12-29T14:31:09-03:00Bianca Souza BiadeniGisela Grangeiro da Silva Castro
<p>Este artigo investiga a produção de narrativas em homenagem às vítimas de crimes, compartilhadas em plataformas digitais. Debateu-se o consumo simbólico da morte e do luto por meio de produtos comunicacionais, mobilizando no referencial teórico autores dos estudos da midiatização e do consumo. Utilizou-se a Análise de Conteúdo e a Análise Discursiva Comunicacional para examinar três perfis memoriais dedicados à mesma pessoa, com o objetivo de discernir os processos de produção de conteúdo e avaliar as dinâmicas de interação nesses espaços, bem como as possíveis motivações subjacentes. Compreender essas produções como um componente integral da linguagem social contemporânea nos permite pensar os produtos e processos comunicacionais que fazem parte das inquietantes questões do mundo em que vivemos.</p>
2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Bianca Souza Biadeni, Gisela Grangeiro da Silva Castrohttps://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/215298K-dramas originais Netflix no catálogo brasileiro: melodrama e literacia midiática2023-12-29T14:31:13-03:00Maria Cristina Palma MungioliLigia Prezia LemosTomaz Affonso Penner
<p>As plataformas de streaming expandem a ficção seriada para novos mercados e estimulam nos polos produtores estratégias como o uso de temáticas locais, com aspectos de universalidade. Conjuntura que instiga a perceber proximidades e possibilidades de diálogo entre produções pertencentes a diferentes culturas. O artigo – por meio de mapeamento e análise – constata a progressão numérica dos K-dramas disponíveis na plataforma Netflix Brasil. Com base nesse contexto, analisa-se a questão dos gêneros televisivos como categorias culturais que asseguram modelos de leitura e interpretação e configuram storyworlds. A discussão sugere que os traços melodramáticos dos K-dramas aproximam as produções sul-coreanas da audiência brasileira. O artigo conclui que o gênero melodrama é fator determinante para a popularidade desse formato no país, pois integra a literacia do público brasileiro devido à telenovela.</p>
2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Maria Cristina Palma Mungioli, Ligia Prezia Lemos, Tomaz Affonso Pennerhttps://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/214855Espaços do samba no filme O Pai da Rita2023-12-29T14:31:17-03:00Samuel Paiva
<p>Este texto pretende contribuir para o campo dos estudos sobre intermidialidade, partindo de uma reflexão sobre a obra do cineasta Joel Zito Araújo, com foco maior de interesse em seu filme O pai de Rita (2021). A narrativa cinematográfica em questão é construída sobre personagens relacionados ao samba, entre outros, sambistas da Escola de Samba Vai-Vai, em São Paulo, e o próprio Chico Buarque de Hollanda, compositor da canção “A Rita”, implicada já no título do filme. Além da própria intermidialidade entre cinema e música, o método empreendido na análise também articula conceitos do geógrafo Milton Santos, tendo em vista, sobretudo, a discussão sobre “espaço” no âmbito da cultura negra no Brasil.</p>
2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Samuel Paivahttps://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/214830Copiando O Homem que Copiava: intertextualidades, fragmentos e autoria2023-12-29T14:31:19-03:00Eduardo Miranda Silva
<p>Este artigo aborda a questão da cópia no âmbito do debate acerca de noções como autoria, originalidade e perda da centralidade da figura do autor a partir da descoberta da existência de uma adaptação não autorizada envolvendo o filme indiano Currency, de 2009, dirigido pelo cineasta Swathi Bhaskar, e o longametragem brasileiro O Homem que Copiava, de 2003, roteirizado e dirigido por Jorge Furtado. A partir da retomada de questões intertextuais contidas na obra de Furtado e da conhecida relação do diretor com o cânone literário, pretende-se discutir o fragmento e a montagem contemplados na obra brasileira. Também se objetiva analisar a mise en abyme, que extrapola o circuito ficcional diante da reação irônica e lúdica de Jorge Furtado ao saber de um copiador que plagiou seu filme sobre um copiador.</p>
2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Eduardo Miranda Silvahttps://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/214753Os realismos do true crime: estratégias narrativas dos episódios-piloto da série ficcional (HBO) e da série documental (Netflix) The Staircase2023-12-29T14:31:21-03:00Marina Burdman da FontouraTatiana HelichVera Lúcia Follain de Figueiredo
<p>Recentemente, duas produções audiovisuais foram lançadas no serviço de streaming, inspiradas no caso real do julgamento do romancista americano Michael Peterson, acusado de matar a esposa Kathleen Peterson: a série The Staircase, pela HBO, em 2022, e a série documental de mesmo nome, pela Netflix, em 2018. A partir dos episódios-piloto, tenciona-se pensar a construção narrativa de ambas, entendendo que se utilizam de recursos das linguagens documental e ficcional para referenciar o crime e gerar no espectador um efeito de realidade. Para isso, objetiva-se refletir sobre manifestações contemporâneas do realismo e como elas, ao lado do uso de estratégias narrativas do gênero policial, tornam-se formas de engajar o espectador, que assume um papel de detetive na trama. Pretende-se, assim, indagar como cada um dos pilotos adota pontos de vista diferentes, fazendo uso das lacunas deixadas pelo caso real para construir suas próprias versões sobre o crime.</p>
2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Marina Burdman da Fontoura, Tatiana Helich, Vera Lúcia Follain de Figueiredohttps://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/214389“O sofrimento amoroso do homem”: misoginia e discurso de ódio na literatura masculinista de autoajuda2023-12-29T14:31:28-03:00Mayka CastellanoVinícius Machado Miguel
<p>Neste artigo, examina-se a literatura de autoajuda que circula nos ambientes marcados pelo pensamento masculinista. Os movimentos masculinistas ganharam destaque midiático recentemente, a partir da divulgação de influenciadores e criadores de conteúdo que compartilham nas plataformas de redes sociais misoginia disfarçada de “opiniões polêmicas”. Como objeto, analisa-se a obra de Nessahan Alita, pseudônimo de um autor cuja identidade é desconhecida, mas que funciona como uma espécie de “guru” para homens que se queixam de seu sofrimento no amor. A partir de uma investigação sobre a forma e o conteúdo do que é propagado por esse autor, e repercutido na comunidade que o cerca, avalia-se a relação entre o formato do aconselhamento disseminado pela literatura de autoajuda e o crescimento do discurso de ódio voltado contra as mulheres, assim como pretende-se refletir sobre o impacto dessa mentalidade na formação dos sujeitos contemporâneos que consomem esse tipo de conteúdo.</p>
2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Mayka Castellano, Vinícius Machado Miguelhttps://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/214633Emmanuelles tropicais: apropriações brasileiras, conservadorismo e transgressão2023-12-29T14:31:25-03:00Tiago José Lemos MonteiroLaura Loguercio Cánepa
<p>A proposta deste artigo é discutir um período crítico para a indústria cultural brasileira no processo de urbanização e modernização do país (a década de 1970) por meio da observação dos modos de circulação de um grupo de filmes que dialogou com tendências internacionais do cinema por meio da prática do “similar nacional”. No caso, interessa à pesquisa os filmes brasileiros derivativos do clássico do cinema erótico Emmanuelle, de 1974: Emmanuelle Tropical (1977), de J. Marreco; Emmanuello...o belo (1978), de Nilo Machado; e A Filha de Emmanuele, dirigido em 1980 por Osvaldo de Oliveira.</p>
2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Tiago José Lemos Monteiro, Laura Loguercio Cánepahttps://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/216790A essência da teoria do jornalismo2023-12-29T14:31:07-03:00Luciano Victor Barros MalulyMarcos Paulo da Silva
<p>Nascido no interior paulista, Marcos Paulo da Silva é um dos pesquisadores mais atuantes da nova geração de teóricos do jornalismo, com contribuições marcantes aos estudos de comunicação. A frase “as aparências das coisas importam mais que suas essências” é uma das marcas desta entrevista com o também professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Durante a sua trajetória acadêmica, o convívio com estudiosos do Brasil e dos Estados Unidos o influenciou, diretamente, na construção de um pensamento que possibilita a análise glocal dos fenômenos relacionados ao jornalismo, como a desinformação, e fornece elementos para a crítica da cobertura jornalística. Em entrevista a Luciano Maluly, professor do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da ECA-USP, o entrevistado relatou sua contribuição aos estudos de jornalismo e da comunicação.</p>
2023-12-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Luciano Victor Barros Maluly, Marcos Paulo da Silvahttps://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/214440Modalidades da crítica midiática em tempos críticos2023-09-13T07:36:59-03:00Rosana de Lima Soares
<p>Editorial da edição 33 / número 17</p>
2023-09-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Rosana de Lima Soareshttps://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/212866Checagem de fatos como crítica de mídia: critérios e potenciais formativos da verificação jornalística2023-09-13T08:25:55-03:00Ivan Paganotti
<p>Este artigo avalia como veículos jornalísticos de checagem de fatos podem, indiretamente, realizar crítica de mídia. Para isso, é proposta uma tipologia dos efeitos pedagógicos da verificação jornalística como uma crítica de mensagens (refutando cada informação incorreta), veículos (denunciando produtores que publicam informações falsas), meios (criticando plataformas que permitem circulação de desinformação), recepção (educando usuários sobre como identificar fake news e checar eles mesmos conteúdos on-line) e controle (discutindo propostas para alterar o sistema midiático, por meio de leis ou alterações no funcionamento de plataformas), além de, ao mesmo tempo, serem alvo de uma forma de metacrítica – uma crítica contra os checadores e suas checagens, que trata dos critérios para a crítica midiática publicada por jornalistas.</p>
2023-09-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Ivan Paganottihttps://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/213495Angola Janga: a circulação crítica de uma história de reconhecimento2023-09-13T08:07:41-03:00Ercio Sena
<div> <div>Este artigo visa discutir a política de reconhecimento na circulação crítica de Angola Janga – Uma história de Palmares (2018). O trabalho explora a repercussão em torno da obra em quadrinhos, que retrata a resistência das populações escravizadas na reconstituição da história do Quilombo dos Palmares. Ao fazer uma incursão no passado e propor uma narrativa de protagonismo do povo negro, o trabalho é considerado uma atitude crítica, pois emerge no momento em que o discurso racista embala a ascensão das forças de extrema direita. A recepção e circulação da história em quadrinhos será orientada pela política de reconhcimento, não apenas porque esta é uma intenção explícita de seu autor, mas também pela importância que a temática adquiriu no Brasil nos últimos anos.</div> <div> </div> </div>
2023-09-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Ercio Senahttps://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/213488Percepção de moda no Instagram: uma análise dos perfis de Camila Coutinho e Garotas Estúpidas2023-09-13T07:52:54-03:00Raíssa Nascimento Silva ZogbiJuliana Doretto
<p>Com as redes sociais, vê-se o fortalecimento da presença de influenciadores digitais e das novas formas de consumo de informação de moda por eles alavancadas. Este trabalho busca investigar o modo de percepção do público sobre a moda a partir da presença dessas figuras, e identificar indícios de sua influência no processo de construção de subjetividades. Para tanto, o trabalho analisa o conteúdo dos comentários no perfil do Instagram de Camila Coutinho, uma das principais influenciadoras digitais de moda do Brasil, e de sua página, Garotas Estúpidas, que tem origem no blog de moda criado por ela em 2006. Como resultado, vê-se que as influenciadoras digitais e seu personalismo nem sempre contribuem para que a discussão profunda sobre a moda como sistema reflexivo e modo de se posicionar no mundo se dissemine no meio digital.</p>
2023-09-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Raíssa Nascimento Silva Zogbi, Juliana Dorettohttps://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/213448Demandas por diversidade como parâmetro para a crítica da/na mídia2023-09-13T08:09:47-03:00Maressa de Carvalho BassoNatalia Engler Prudencio
<p>A aceleração dos processos de midiatização tem tornado mais urgente a questão sobre como fazer a crítica da/na mídia diante de novos modos de circulação e apropriação. Em meio a esse cenário, cada vez mais a crítica da/na mídia tem orbitado os debates sobre o reconhecimento de identidades e diferenças de grupos ditos minoritários. O presente ensaio propõe reflexões sobre como tal crítica pode ser feita, tendo como parâmetro essas demandas. Para isso, contextualiza-se esses novos modos de circulação e apropriação da mídia e busca-se investigar de que forma reconhecimento e identidade ganham importância para a crítica da/na mídia, trazendo como corpus de análise um ator social e as suas explanações midiáticas. Ao final do percurso, sugerimos possibilidades metodológicas que estejam alinhadas adequadamente a essas (não tão) novas demandas sociais.</p>
2023-09-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Maressa de Carvalho Basso, Natalia Engler Prudenciohttps://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/213365Divulgação científica e crítica de mídia no canal "Nunca vi 1 cientista" no YouTube2023-09-13T07:50:00-03:00Amanda Souza MirandaSofia Franco Guilherme
<p>Este artigo pretende discutir novas formas de apresentação de problemas e soluções da ciência em conteúdo audiovisual para um público amplo, analisando como esse conteúdo circula no Youtube, a partir do caso do canal Nunca vi 1 cientista, com 200 mil inscritos. Pretende-se, com isso, compreender como o conteúdo audiovisual de divulgação científica no YouTube difere de outras propostas já consolidadas da mídia tradicional, em uma abordagem de crítica de mídia que projeta a expansão das narrativas da TV para outras linguagens e dispositivos. Para tanto, selecionamos três episódios do canal sobre um mesmo tema e estudamos suas características centrais, como a linguagem e a performance das comunicadoras. Aspectos de sua circulação também foram mapeados a partir dos comentários da audiência. A conclusão é que esses novos produtos rompem com modelos mais formais de comunicação, como os conteúdos jornalísticos, proporcionando autenticidade na linguagem e nas trocas com a audiência, além de oferecerem uma abordagem crítica de forma acessível e dinâmica.</p>
2023-09-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Amanda Souza Miranda, Sofia Franco Guilhermehttps://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/213111Estrutura narrativa, subjetivação e memória social como expressões da crítica de mídia em Tempos de Paz2023-09-13T15:57:20-03:00Cíntia LiesenbergFernanda Elouise Budag
<p>Este artigo analisa Tempos de paz (2009), drama histórico brasileiro dirigido por Daniel Filho e baseado na peça teatral de Bosco Brasil. Partindo da temática da migração e da cidadania cultural, a construção narrativa inter-relaciona diferentes esferas de abordagem que, articuladas entre si, permitem a apreensão de sentidos da obra em torno da memória social, dos processos de sujeição e subjetivação, e do entrelaçamento entre os campos estético e político que a constituem; fazendo-nos, ainda, pensar sobre a substância humana. O desfecho é a escolha por um formato narrativo híbrido (em diálogo com o teatro) que culmina na validação da cena enunciativa maior que o filme busca exaltar: a homenagem a diferentes e grandes imigrantes que contribuíram para diferentes aspectos da cultura, pesquisa e conhecimento do país.</p>
2023-09-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Cíntia Liesenberg, Fernanda Elouise Budaghttps://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/212880O papel do crítico em tempos de crises: entrevista com Mauricio Stycer2023-09-13T07:40:05-03:00Amanda Souza MirandaMauricio Stycer
<p>.</p>
2023-09-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Amanda Souza Miranda, Mauricio Stycerhttps://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/212797Análise discursiva de filmes brasileiros e crítica da mídia: considerações metodológicas2023-09-13T08:12:06-03:00Caio Túlio Padula Lamas
<p>O artigo tem o objetivo de traçar considerações metodológicas a respeito da análise discursiva do filme, bem como do diálogo que esta apresenta com a crítica de mídia, ambas pensadas como um conjunto de valores e de procedimentos que orientam a avaliação de determinados aspectos de uma obra em particular. Destaca ainda o processo de escolha dos filmes analisados e finaliza com a desconstrução de um trecho do documentário Juízo (2008), mostrando como a inclusão do rosto do jovem réu por meio de uma inserção ficcional problematiza e complexifica o estigma do jovem autor de ato infracional.</p>
2023-09-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Caio Túlio Padula Lamashttps://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/212383Balizamentos da crítica: diversidade e ativismo em plataformas audiovisuais2023-09-13T15:44:02-03:00Thiago Siqueira VenanzoniRosana de Lima Soares
<p>Este artigo visa debater a função e o papel da crítica midiática na organização de conteúdos presentes em plataformas ou agregadores audiovisuais. Parte-se do entendimento de que aspectos da crítica condicionam desde a produção e sua elaboração, articulando-se às demandas dos realizadores, e se consolidam na recepção e mediação com os públicos, construindo uma rede a partir de um complexo crítico encontrado na mediação midiática. Percebe-se, nessa produção, um circuito midiático das plataformas ou agregadores em três níveis: a) a crítica dos produtores; b) a mediação crítica da curadoria; e c) a recepção crítica do público.</p>
2023-09-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Thiago Siqueira Venanzoni, Rosana de Lima Soareshttps://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/212348Incrível! Fantástico! Extraordinário! do rádio à internet: observações sobre um fenômeno intermidiático do horror audiovisual brasileiro2023-09-13T16:01:01-03:00Genio NascimentoLaura Loguercio Cánepa
<p>Este artigo descreve e discute algumas conexões intermidiáticas estabelecidas ao longo de sete décadas pelo programa de rádio brasileiro Incrível! Fantástico! Extraordinário! Criado em 1947 por Henrique Foréis Domingues (o “Almirante”) para a Rádio Tupi no Rio de Janeiro, o programa expandiu-se e foi reinventado em mais de uma dezena de produtos de mídia impressa e audiovisual, tornando-se referência frequente para obras de horror na mídia brasileira.</p>
2023-09-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Genio Nascimento, Laura Canepahttps://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/212259Articulações do político e do social em uma narrativa audiovisual humorística ancorada no contexto da pandemia de covid-192023-09-13T15:54:33-03:00Nara Lya Cabral ScabinEduardo Paschoal de Sousa
<p>Este artigo analisa e questiona as dimensões políticas e sociais do volume “#Colapso”, da série 5x Comédia, produzida pela plataforma de streaming Amazon Prime. Ocorrido durante a pandemia de covid-19, o episódio retrata, de forma humorística, as relações de poder entre Edgar, um operador do mercado financeiro confinado em sua cobertura, e José, um porteiro que passa a viver no local de trabalho para melhor servir ao condomínio. Por meio dessa análise, exploramos as potencialidades políticas e críticas do humor, examinando os significados evocados pelo texto humorístico e as interações dialógicas no contexto do humor brasileiro contemporâneo. Além disso, abordamos a interpretação política da obra, considerando as manifestações presentes em sua circulação midiática.</p>
2023-09-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Nara Lya Cabral Scabin, Eduardo Paschoal de Sousahttps://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/211700Em busca de João Gilberto e Germano Mathias: um possível encontro entre as poéticas de Sérgio Sant'Anna e João Antônio2023-09-13T07:45:13-03:00Cláudio Rodrigues CoraçãoMarcio de Vasconcellos Serelle
<p>Este ensaio se fundamenta na análise dos contos “O concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro”, de Sérgio Sant’Anna, e “Abraçado ao meu rancor”, de João Antônio, para investigar aproximações entre as poéticas desses autores. A partir de diferentes perspectivas sociais, as narrativas convergem na fusão entre fato e ficção, entre autor e narrador e no desafio ao gênero literário. Orquestrados pela experiência fragmentária moderna e em diálogo com a estética de dois compositores brasileiros, João Gilberto (no texto de Sant’Anna) e Germano Mathias (no de João Antônio), os contos tecem a crítica da vida urbana em ruínas.</p>
2023-09-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Cláudio Rodrigues Coração, Marcio de Vasconcellos Serellehttps://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/210891Imagens, inteligência artificial e a incontornabilidade da metacrítica2023-09-13T07:47:24-03:00Felipe Muanis
<p>Este texto discute a imagem digital e evidencia como a inteligência artificial contemporânea, ao quebrar o referente real da imagem técnica, oferece uma mudança de paradigma para a representação imagética. Essa ruptura cria um receio e uma desconfiança do real no espectador de toda e qualquer imagem, seja analógica ou digital, o que cria uma pergunta implícita para esse sujeito: “será isto real?”. A proposta deste artigo é mostrar que essa dúvida tende a se tornar indissociável das imagens e do observador contemporâneo, o que favorece o desenvolvimento de uma postura mais analítica e crítica, em que o observador abandona uma postura exclusivamente diegética para assumir também uma leitura metacrítica. Autores como Bernard Stiegler, Thomas Mitchell e Hans Belting serão analisados.</p>
2023-09-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Felipe Muanishttps://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/204262Da esperança como prática da liberdade2023-01-03T16:11:14-03:00Rosana de Lima Soares
<p>Editorial da edição 16, número 32, segundo semestre de 2022.</p>
2022-12-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Rosana de Lima Soareshttps://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/203658Liberdade de expressão: perspectivas críticas a partir de mediações e processos na cultura midiática2023-01-05T11:35:15-03:00Nara Lya Cabral ScabinAndrea Limberto Leite
<p>Texto de apresentação do Dossiê Liberdade de expressão: perspectivas críticas a partir de mediações e processos na cultura midiática.</p>
2023-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Nara Lya Cabral Scabin, Andrea Limberto Leite