A publicidade sem caráter e a estética do velamento

Autores

  • João Anzanello Carrascoza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2020.165782

Palavras-chave:

Comunicação publicitária, Consumo, Product placement, Estética

Resumo

A expansão tecnológica das últimas décadas no campo midiático levou as agências de publicidade a adotarem novas formas de produzir e veicular mensagens para as marcas anunciantes e seus produtos e serviços, como o embalde marketing, o branded content, a live experience, entre outras. Discutiremos a utilização de uma dessas estratégias publicitárias frequentemente exploradas nos tempos atuais, o product placement, apoiando-nos nas reflexões de Byung-Chul Han em sua obra A salvação do belo (2019). Nossa “tese” sinaliza que a publicidade, para atender ao consumidor sem caráter (aquele no qual nada se esculpe ou se fixa), tornou-se também “lisa”, graças sobretudo à sua “estética de velamento”.

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Biografia do Autor

  • João Anzanello Carrascoza, Universidade de São Paulo

    João Anzanello Carrascoza é professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde fez mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação. É docente também do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da ESPM-SP. Autor de obras sobre criação e redação em propaganda como “A evolução do texto publicitário”, “Redação publicitária”, “Razão e sensibilidade no texto publicitário” e “Do caos à criação publicitária”, entre outras.

     

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Publicado

2020-07-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A publicidade sem caráter e a estética do velamento. RuMoRes, [S. l.], v. 14, n. 27, p. 169–188, 2020. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2020.165782. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/Rumores/article/view/165782.. Acesso em: 29 mar. 2024.