Estudos de Futebol Americano no Brasil: investigação do esporte na área da comunicação e proposta de expansão

Autores

  • Thalita Fomin Storel Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v25i1p57-70

Palavras-chave:

Pesquisa em comunicação, Esporte, Futebol americano

Resumo

Este texto tem por objetivo expor e analisar o atual estado da arte do esporte e especificamente do futebol americano no cenário acadêmico brasileiro no campo de conhecimento da comunicação. A pesquisa se dividiu em quatro partes principais, a primeira tratando as áreas e disciplinas que permeiam os estudos científicos relacionados ao esporte generalizado, sem distinção de área, modalidade e aplicação, seguido de um enfoque na área da comunicação sobre o tema. Para as últimas duas partes, o foco torna-se o futebol americano: como o objeto é abordado no campo de conhecimento comunicacional e uma proposta de investigação de consumo simbólico da modalidade esportiva. A passagem pela construção dos temas leva à indicação de que o futebol americano como objeto de estudo em comunicação ainda apresenta características menos constantes e consistentes do que os estudos que competem o futebol e o esporte de maneira geral, e consequentemente há espaço para oportunidades e caminhos de desenvolvimento no campo científico.

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Publicado

2022-02-17

Como Citar

Estudos de Futebol Americano no Brasil: investigação do esporte na área da comunicação e proposta de expansão. (2022). Revista Alterjor, 25(1), 57-70. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v25i1p57-70