Entre o cinema experimental e a videoarte: desdobramentos do audiovisual
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2023.210545Palavras-chave:
Cinema Experimental, Videoarte, Arte Contemporânea, ImagemResumo
Este trabalho consiste em uma análise das formas de arte ligadas à imagem em movimento no atual cenário. O estudo tem como objetivo analisar o processo de convergência entre o cinema experimental e a videoarte, de modo a entender as movimentações estéticas e políticas que culminaram nessa conjuntura. Para isso, foi realizada revisão bibliográfica de autores influentes no tema e análise teórico-crítica de artistas que produzem dentro dessa perspectiva, tais como André Parente e Luc Courchesne. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível concluir que a divisão entre cinema experimental e videoarte se mostra anacrônica, uma vez que a arte é cada vez mais multimidiática e que os artistas voltam sua atenção para as problemáticas de uma sociedade computadorizada.
Downloads
Referências
ALY, Natália. Desdobramentos Contemporâneos do Cinema Experimental. TECCOGS - Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, São Paulo, n. 6, jan - jun 2012. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/teccogs/article/view/52878/34693>. Acesso em: 11 de dez. de 2022.
BALSOM, Erica. Original copies: how film and video became art objects. In KHOLEIF, Omar (org.). Moving Image : documents of contemporary art. London, Whitechapel Gallery e Cambridge, MA: MIT Press, 2015.
BELLOUR, Raymond. Entre-imagens: foto, cinema, video. Campinas, SP: Papirus,
COSTA, Helton Luis Paulino. Nas passagens das artes: conexões e assimetrias entre o cinema experimental e a vídeo-arte. (dissertação). UFPB, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/19868/1/HeltonLuisPaulinoDaCosta_Dissert.pdf>. Acesso em: 11 de dez. de 2022.
DUBOIS, Philippe. Um “efeito cinema” na arte contemporânea. In COSTA, Luís Cláudio. (org.). Dispositivos de registro na arte contemporânea. Rio de Janeiro: Contracapa, 2009. Cap. 02, p. 179-216.
JAMESON, Fredric. Pós-Modernismo: A Lógica Cultural do Capitalismo Tardio. São Paulo: Editora Ática, 1991.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas, SP: Papirus, 1997.
RUSH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea. 2 ed. Trad. Cássia Maria Nasser. São Paulo: Martins Fontes, 2013
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Carmem Martins Coelho, Susana Dobal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.