Entre o cinema experimental e a videoarte: desdobramentos do audiovisual

Autores

  • Carmem Martins Coelho Universidade de Brasília
  • Susana Madeira Dobal Jordan Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2023.210545

Palavras-chave:

Cinema Experimental, Videoarte, Arte Contemporânea, Imagem

Resumo

Este trabalho consiste em uma análise das formas de arte ligadas à imagem em movimento no atual cenário. O estudo tem como objetivo analisar o processo de convergência entre o cinema experimental e a videoarte, de modo a entender as movimentações estéticas e políticas que culminaram nessa conjuntura. Para isso, foi realizada revisão bibliográfica de autores influentes no tema e análise teórico-crítica de artistas que produzem dentro dessa perspectiva, tais como André Parente e Luc Courchesne. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível concluir que a divisão entre cinema experimental e videoarte se mostra anacrônica, uma vez que a arte é cada vez mais multimidiática e que os artistas voltam sua atenção para as problemáticas de uma sociedade computadorizada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Susana Madeira Dobal Jordan, Universidade de Brasília

    Susana Dobal é professora associada da Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Jornalismo (UnB - 1988), em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (UnB -1989), tem especialização em Teoria da Literatura (UnB - 1992), mestrado em Fotografia (New York University/International Center of Photography - 1994), doutorado em História da Arte (City University of New York/Graduate Center - 2003) e pós-doutorado na Université Paris 8 (2009) e na Aix-Marseille Université (2014).

Referências

ALY, Natália. Desdobramentos Contemporâneos do Cinema Experimental. TECCOGS - Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, São Paulo, n. 6, jan - jun 2012. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/teccogs/article/view/52878/34693>. Acesso em: 11 de dez. de 2022.

BALSOM, Erica. Original copies: how film and video became art objects. In KHOLEIF, Omar (org.). Moving Image : documents of contemporary art. London, Whitechapel Gallery e Cambridge, MA: MIT Press, 2015.

BELLOUR, Raymond. Entre-imagens: foto, cinema, video. Campinas, SP: Papirus,

COSTA, Helton Luis Paulino. Nas passagens das artes: conexões e assimetrias entre o cinema experimental e a vídeo-arte. (dissertação). UFPB, 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/19868/1/HeltonLuisPaulinoDaCosta_Dissert.pdf>. Acesso em: 11 de dez. de 2022.

DUBOIS, Philippe. Um “efeito cinema” na arte contemporânea. In COSTA, Luís Cláudio. (org.). Dispositivos de registro na arte contemporânea. Rio de Janeiro: Contracapa, 2009. Cap. 02, p. 179-216.

JAMESON, Fredric. Pós-Modernismo: A Lógica Cultural do Capitalismo Tardio. São Paulo: Editora Ática, 1991.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas, SP: Papirus, 1997.

RUSH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea. 2 ed. Trad. Cássia Maria Nasser. São Paulo: Martins Fontes, 2013

Downloads

Publicado

2023-07-10

Como Citar

Coelho, C. M., & Jordan, S. M. D. . (2023). Entre o cinema experimental e a videoarte: desdobramentos do audiovisual. Anagrama, 17(1), 1-13. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2023.210545