Autorretrato de Amedeo Modigliani do acervo do MAC USP à luz de sua história material

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02672019v27e11d1

Palavras-chave:

Amedeo Modigliani, Pintura moderna, História técnica da arte, Técnicas analíticas

Resumo

Este artigo em duas partes (histórico e análise, seguida da parte de interpretação dos dados obtidos por técnicas analíticas) apresenta um estudo da obra Autorretrato (1919, óleo/tela, 100 x 65 cm) de Amedeo Modigliani, pertencente ao acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP). Através do cotejamento entre a documentação de procedência da obra, fontes críticas de abordagem da pintura de Modigliani, com as análises técnico-científicas físico-químicas e de imageamento, foi possível reavaliá-la na articulação entre sua materialidade e sua composição, bem como lançar nova luz sobre sua recepção pela crítica dos anos 1950, quando ela chegou ao Brasil e circulou no contexto internacional por meio de publicações e exposições, já como parte de uma coleção brasileira.

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Biografia do Autor

  • Ana Gonçalves Magalhães, Universidade de São Paulo / São Paulo, SP, Brasil

    Professora doutora da Divisão de Pesquisa em Arte, Teoria e Crítica do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (USP). Historiadora da arte, tendo atuado como coordenadora editorial da Fundação Bienal de São Paulo. Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA).

  • Márcia de Almeida Rizzutto, Universidade de São Paulo / São Paulo, SP, Brasil

    Professora do Instituto de Física da USP. Coordenadora do “Núcleo de Pesquisa de Física Aplicada ao Estudo do Patrimônio Artístico e Histórico” (NAP-FAEPAH), possui especial interesse em estudos de objetos do patrimônio cultural com análises não destrutivas com metodologias física e química. (http://www.usp.br/faepah/).

  • Dalva Lúcia Araújo de Faria, Universidade de São Paulo / São Paulo, SP, Brasil

    Professora associada do Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química da USP. Bacharel em Química, mestrado e doutorado em Química (Físico-Química) pela USP.

  • Pedro Herzilio Ottoni Viviani de Campos, Universidade de São Paulo / São Paulo, SP, Brasil

    Bacharel em Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), licenciado em Física pela Unicamp, Mestrado e doutorado em Física pela USP. 

Referências

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Publicado

2019-12-03

Edição

Seção

Museus/Dossiê: Métodos interdisciplinares de análise em acervos museológicos

Dados de financiamento

Como Citar

MAGALHÃES, Ana Gonçalves; RIZZUTTO, Márcia de Almeida; FARIA, Dalva Lúcia Araújo de; CAMPOS, Pedro Herzilio Ottoni Viviani de. Autorretrato de Amedeo Modigliani do acervo do MAC USP à luz de sua história material. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 27, p. 1–37, 2019. DOI: 10.1590/1982-02672019v27e11d1. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/anaismp/article/view/150331.. Acesso em: 19 abr. 2024.