Do “campônio paulista” aos “homens da Independência”

interpretações em disputa pelo passado nacional no Salão de Honra do Museu Paulista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02672019v27e22d2

Palavras-chave:

Arte brasileira, Independência do Brasil, Museu Paulista

Resumo

O presente artigo analisa a transformação narrativa operada no Salão de Honra do Museu Paulista, entre 1895, ano de sua inauguração, até a comemoração do centenário da Independência do Brasil em 1922. São observadas as articulações intelectuais e políticas de composição narrativa histórica a partir de encomendas de pinturas especialmente dedicadas àquele espaço celebrativo da fundação da nação, visando compreender que motivos teriam orientado o processo de ascensão de um marco do Império durante a Primeira República. Dessa forma, são abordados projetos que tiveram descontinuidade e inflexões tanto da elite política quanto de intelectuais e pintores.

 

 

 

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Biografia do Autor

  • Carlos Lima Junior, Universidade de São Paulo / São Paulo, SP, Brasil

    Doutorando em Estética e História da Arte pelo MAC USP. Bolsista FAPESP.

  • Pedro Nery, Universidade de São Paulo/Pinacoteca de São Paulo

    Mestre em Museologia pelo Programa de Pósgraduação Interunidades em Museologia da USP.

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Publicado

2019-12-03

Edição

Seção

Museus/Dossiê: Pintura de história no Museu Paulista

Como Citar

Do “campônio paulista” aos “homens da Independência”: interpretações em disputa pelo passado nacional no Salão de Honra do Museu Paulista. (2019). Anais Do Museu Paulista: História E Cultura Material, 27, 1-47. https://doi.org/10.1590/1982-02672019v27e22d2