De volta à caverna de Platão: notas sobre exposições imersivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.185248

Palavras-chave:

Exposições imersivas, Atelier des Lumières, Cubo branco, Patrocínio, Redes sociais

Resumo

O artigo aborda a concepção de exposição imersiva como vertente em expansão da arte digital contemporânea, cuja proposta é oferecer experiências intensas em ambientes multissensoriais que pretendem envolver o visitante por completo. Tanto obras inéditas, concebidas em vista de tais tecnologias, quanto pinturas de nomes canônicos da história da arte podem ser apresentadas pelas imersivas. Levando em conta um histórico de experiências de intensificação sensorial associadas a espaços expositivos, o artigo propõe que as imersivas sejam entendidas por contraste com a concepção do cubo branco, o que permite situá-las diante de questões pertinentes ao meio artístico contemporâneo como um todo, do patrocínio corporativo ao sucesso de público mediado pelas redes sociais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Priscila Sacchettin, Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros

    Priscila Sacchettin é pós-doutoranda no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP) e professora de cursos livres. Doutora em história da arte pela Unicamp, possui graduação e mestrado em filosofia pela USP. Curadora das exposições “Gilvan Samico: primeiras estórias” (Centro Universitário Maria Antonia-USP, 2012), “Contemporary Brazilian Printmaking” (International Print Center New York, 2014) e “Maria Bonomi: o elogio da xilo” (Unicamp, 2014). Foi colunista no blog do Correio IMS (Instituto Moreira Salles), com a seção Cartas na Pintura, voltada para a divulgação da história da arte, além de assistente de curadoria de artes visuais no Instituto Moreira Salles (IMS) e redatora da Enciclopédia de Artes Visuais do Itaú Cultural.

Referências

ALEXANDRE, Edward et al. Museums in Motion: An Introduction to the History and Functions of Museums. Lanham, Maryland: Rowman & Littlefield, 2017.

ATELIER des Lumières. Klimt, Hundertwasser, Poetic_AI Press Kit. Paris, Atelier des Lumières, 2018.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: Zouk, 2012.

DIMAGGIO, Paul. Social Structure, Institutions, and Cultural Good: The Case of the United States. In BOURDIEU, Pierre; COLEMAN, James (eds.). Social Theory for a Changing Society. Boulder: Westview Press e Nova York: Russell Sage Foundation, 1991, pp. 133-155.

GRAU, Oliver. Virtual Art: From Illusion to Immersion. Cambridge, MA: MIT Press, 2003.

LEINER, Sheila. Na França, o grande kitsch temático da arte. Arte, aqui e agora. Blog pessoal da autora. 24 ago. 2017. Disponível em: https://sheilaleirnerblog.wordpress.com/2017/08/24/na-franca-o-grande- kitsch-tematico-da-arte/ . Acesso em: 1 mai. 2021.

LORENTZ, Diana. A Study of the Notions of Immersive Experience in Museum Based Exhibitions. 2006. Dissertação de Mestrado em Design. University of Technology Sydney, Austrália. Disponível em: https://opus.lib.uts.edu.au/ handle/10453/20228. Acesso em 28 abr. 2021.

MCCARTHY, Kevin F. et al. A Portrait of the Visual Arts: Meeting the Challenges of a New Era. Santa Monica: Rand, 2005.

O’DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

SCHWAB, Katharine. Art for Instagram’s Sake. The Atlantic, 17 fev. 2016, n.p. Disponível em: https://www.theatlantic.com/entertainment/archive/2016/02/ instagram-art-wonder-renwick-rain-room/463173/. Acesso em: 10 jul. 2021.

SCOTT, Chadd. Vincent Van Gogh Coming to a Mall Near You. Forbes, 3 set. 2018, n.p. Disponível em: www.forbes.com/sites/chaddscott/2018/09/03/ vincent-van-gogh-coming-to-a-mall-near-you/?sh=30a289376a2e. Acesso em: 1 mai. 2021.

TEACHOUT, Terry. Instalações cafonas ofuscam o que há de melhor na arte. Folha de S. Paulo, São Paulo, 27 dez. 2020, n.p. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/12/instalacoes-cafonas- ofuscam-o-que-ha-de-melhor-na-arte.shtml. Acesso em: 1 mai. 2021.

WIGLEY, Mark. Discursive versus Immersive: The Museum is the Message. Stedelijk Studies #4, Amsterdã, Museu Stedelijk, 2016, n.p. Disponível em: https://stedelijkstudies.com/journal/discursive-versus-immersive-museum- massage/. Acesso em: 7 abr. 2021.

WU, Chin-tao. Privatização da cultura: a intervenção corporativa na arte desde os anos 1980. São Paulo: Boitempo, 2006.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Como Citar

Sacchettin, P. (2021). De volta à caverna de Platão: notas sobre exposições imersivas. ARS (São Paulo), 19(42), 691-739. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.185248