Nacionalismo de exportação: Portinari, identidade brasileira e os Estados Unidos (1935-1942)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2022.197390

Palavras-chave:

Candido Portinari, Pintura moderna brasileira, Identidade nacional, Estados Unidos, Política da Boa Vizinhança

Resumo

Candido Portinari trilhou trajetória gloriosa nos Estados Unidos entre 1935 e 1942, marcada por obras emblemáticas elaboradas para este país: Café, os painéis do pavilhão brasileiro na Feira Mundial de Nova York e os murais da Biblioteca do Congresso. Examinamos o caráter único e experimental dessas representações de Brasil elaboradas por Portinari para a América do Norte – quase todas patrocinadas pelo Estado Novo –, bem como sua recepção pelo público estadunidense. Esta investigação fundamenta-se em fontes primárias do período, especialmente correspondências, memorandos institucionais, textos críticos e artigos de periódicos. As obras analisadas são um breviário dos conceitos de brasilidade fomentados nos Estados Unidos pela pintura nacional durante a Política da Boa Vizinhança e esclarecem a promoção do Brasil ali nesse período. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Danielle Misura Nastari, Universidade de São Paulo

    Danielle Misura Nastari é Doutora e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo, onde desenvolveu tese sobre a trajetória de Portinari nos Estados Unidos de 1935 a 1945 e dissertação a respeito da formação da coleção de arte brasileira no MoMA de 1939 a 1949. Foi pesquisadora visitante da Universidade de Princeton em 2019-2020 e 2014. Integra o Grupo de Estudos em Recepção Estética e Crítica de Arte, coordenado pela Profa. Dra. Lisbeth Ruth Rebollo Gonçalves. Professora do Istituto Europeo di Design.

Referências

COCKCROFT, Eva. The United States and Socially Concerned Latin American Art. In CANCEL, Luis R. et. al. The Latin American Spirit: Art and Artists in the United States, 1920-1970. Nova York: Harry N. Abrams, 1988, p. 184-121.

FABRIS, Annateresa. Portinari, pintor social. São Paulo: Editora Perspectiva, 1990.

FABRIS, Annateresa. Os canibais censurados. Nossa América, São Paulo, nov-dez. 1991, p. 14-23. Projeto Portinari, PR 9797.

FABRIS, Annateresa. Candido Portinari. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.

GENAUER, Emily. Majority First-rate Among 87 Canvases. New York World-Telegram, Nova York, 19 out. 1935.

GIRON, Luís Antônio. Portinari, o pintor vigiado. Época, São Paulo, 6 jan. 2003. Projeto Portinari, PR 11376.

GRAFLY, Dorothy. Carnegie offers mail-order-show. Philadelphia Record, Philadelphia, 20 out. 1935. Projeto Portinari, PR 8200.

HANKE, Lewis. [Correspondência] Destinatário: Archibald MacLeish. Washington, 21 jul. 1941. Correspondência administrativa. 1f. AOC Curator’s Office A&R Files, drawer 25/2 Thomas Jefferson Building Murals, Hispanic Rook, Portinari Murals.

KANTNER, Dorothy. Spanish Artist Wins First Prize at International. Pittsburgh Sun-Telegraph, Pittsburgh, 17 out. 1935, p. 21.

MACLEISH, Archibald. [Correspondência] Destinatário: Candido Portinari. Washington, 4 nov. 1940. Correspondência administrativa. 1f. Projeto Portinari, CO 3079.

MACLEISH, Archibald. [Correspondência] Destinatário: Candido Portinari. Washington, 9 fev. 1942. Correspondência administrativa. 1f. AOC Curator’s Office A&R Files, drawer 25/2 Thomas Jefferson Building Murals, Hispanic Rook, Portinari Murals.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portinari. Rio de Janeiro: Serviço Gráfico do Ministério da Educação, 1939.

PORTINARI, Candido. [Correspondência] Destinatário: Mário de Andrade. Rio de Janeiro, 10 de abr. 1935. Correspondência pessoal. 3f. Projeto Portinari, CO 5817.

PORTINARI, Candido. [Correspondência] Destinatário: Gustavo Capanema. Washington, 3 out. 1941. Correspondência administrativa. 2f. Projeto Portinari, CO 4375.

REINHEIMER, Patrícia. Candido Portinari e Mário Pedrosa: uma leitura antropológica do embate entre figuração e abstração no Brasil. Rio Comprido: Editora Garamond, 2013.

REPRESENTAÇÃO DO BRASIL NA FEIRA MUNDIAL DE NOVA YORK. Pavilhão do Brasil: Feira Mundial de nova York de 1939. Nova York: H. K. Publishing, 1939.

ROGERS, Meyric. Times are Blamed for Lack of Humor. Pittsburgh Post-Gazette, Pittsburgh, 16 out. 1935, p. 29.

SMITH, Robert C. Memorandum on a Proposal to Decorate the Rooms of the Hispanic Foundation with Mural Paintings. Washington, 14 out. 1939a. 3f. AOC Curator’s Office A&R Files, drawer 25/2 Thomas Jefferson Building Murals, Hispanic Room, Portinari Murals.

SMITH, Robert C. A pintura brasileira em Nova York. Boletim da União Pan-Americana, Washington, v. 73, n° 9, p. 544-550, nov. 1939b.

VIDAL, Armando. [Correspondência] Destinatário: Candido Portinari. Rio de Janeiro, 24 dez. 1938. Correspondência administrativa. 1f. Projeto Portinari, CO 5157.

WATSON, Forbes. The Purpose of the Pittsburgh International. The American Magazine of Art, v. 28, n. 11, nov. 1935, p. 644-654, 697.

WILLIAMS, Darlyle. Culture Wars in Brazil: The First Vargas Regime, 1930-1945. Durham: Duke University Press, 2001.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Nastari, D. M. . (2022). Nacionalismo de exportação: Portinari, identidade brasileira e os Estados Unidos (1935-1942). ARS (São Paulo), 20(46), 122-191. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2022.197390