Celine Art Project: notas sobre arte, luxo e a maioridade do capitalismo artista
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.206466Palavras-chave:
Celine Art Project, Hedi Slimane, Arte contemporânea, Luxo, Capitalismo artistaResumo
Este artigo aborda as transformações ocorridas nas últimas décadas nos circuitos criativos a partir das intersecções cada vez mais substanciais entre as empresas e a arte, analisando em específico a relação entre a indústria do luxo e a arte contemporânea materializada no Celine Art Project, da grife francesa Celine, pertencente ao conglomerado LVMH. Com um método cruzado entre a história social e a sociologia da arte, este trabalho pretende demonstrar como tem sido recorrente a absorção de artistas pelas casas de luxo como estratégia para incrementar seu capital cultural. Um fenômeno focado no melhoramento simbólico dos produtos e da experiência de compra, suas consequências ainda podem ser percebidas na criação de codependências entre os artistas emergentes e as corporações.
Downloads
Referências
ÁBILE, Bárbara Venturini. Da grife de luxo ao fast-fashion: uma análise das estratégias de produção de coleções colaborativas. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Universidade Estadual de Campinas, 2019.
BARRAGÁN, Paco. From Roman Feria to Global Art Fair / From Olympia Festival to Neo-Liberal Biennial: On the ‘Biennialization’ of Art Fairs and the ‘Fairization’ of Biennials. Londres: ARTPULSE Editions, 2020.
BAUDRILLARD, Jean. Selected Writings. Cambridge: Polity Press, 1988.
BOLTANSKI, Luc; ESQUERRE, Arnaud. Enrichissement: une critique de la marchandise. Paris: Gallimard, 2017.
BOURDIEU, Pierre. Alta costura e alta cultura. In BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983, p. 154-161.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
BOURDIEU, Pierre. Capital simbólico e classes sociais. Novos Estudos, vol. 96, p. 105-115, 2013.
BOURDIEU, Pierre; DELSAUT, Yvette. O costureiro e sua grife: contribuição para uma teoria da magia. In BOURDIEU, Pierre. A produção da crença. Porto Alegre: Zouk, 2004, p. 113-190.
CRANE, Diana. Globalization, Organizational Size, and Innovation in the French Luxury Fashion Industry. Production of culture theory revisited. Poetics, n. 24, p. 393-414, 1997.
DEENY, Godfrey; WEISMAN, Katherine. Guarded optimism. WWD, vol. 168, n. 70, p. 14, Gale Academic OneFile, 10 out. 1994.
DUGGAN, Ginger Gregg. O maior espetáculo da Terra: os desfiles de moda contemporâneos e sua relação com a arte performática. Fashion Theory, vol. 1, n. 2, p. 3-30, 2002.
ENTWISTLE, Joanne. The Aesthetic Economy of Fashion: Market and Values in Clothing and Modelling. Oxford: Berg, 2009.
EVANS, Caroline. Fashion At the Edge: Spectacle, Modernity and Deathliness. New Haven: Yale University Press, 2012.
FIGUEREDO, Henrique Grimaldi. Entre padrões de estetização e tipologias econômicas: a economia estética na moda contemporânea a partir da passarela de Alexander McQueen (1992-2010). Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens. Universidade Federal de Juiz de For a, 2018.
HOROWITZ, Noah. Art of Deal: Contemporary Art in a Global Financial Market. Princeton: Princeton University Press, 2011.
JACKSON, Tim. A Contemporary Analysis of Global Luxury Brands. In BIRTWISTLE, Grete; BRUCE, Margaret; MOORE, Christopher (orgs.). International Retail Marketing, a case study approach. Oxford: Elsevier, 2004, p. 155-169.
JACOMET, Dominique; MINVIELLE, Gildas. Marché, industrie et mondialisation. In Institut Français de la Mode (Org.). Mode et Luxe: économie, creation et marketing. Paris: Éditions du Regard, 2014, p. 16-48.
KAPFERER, Jean-Noël; BASTIEN, Vincent. The Luxury Strategy: Break the Rules of Marketing to Build Luxury Brands. Londres: Kogan, 2012.
LAFAY, Denis. Gilles Lipovetsky: “Le luxe est un parfait miroir de notre civilisation”. La Tribune, 20 mai. 2015. Disponível em: https://region-aura.latribune.fr/debats/grands-entretiens/2015-05-20/gilles-lipovetsky-le-luxe-umt-un-parfait-miroir-de-notre-civilisation.html. Acesso em: 9 abr. 2023.
LE BAIL, Stéphanie. Le Luxe, entre business et culture: évolutions, actualité et perspectiu mbalen modèle français. Paris: France-Empire, 2011.
LECLÈRE, Marie-Françoise mbale emballe Hong Kong. Le Point, 4 jun. 2009.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
McROBBIE, Angela. British Fashion Design: Rag Trade or Image Industry? Londres: Routledge, 1998.
MOULIN, Raymonde. O mercado da arte: mundialização e novas tecnologias. Porto Alegre: Zouk, 2007.
MOUREAU, Nathalie. Tout ce qui brille n’est point or. Ouvrirouver, vol. 13, n. 2, p. 436-457, 2017.
MOUREAU, Nathalie; SAGOT-DUVAUROUX. Le marché de l’art contemporain. Paris: La Découverte, 2016.
NEGRIN, Llewellyn. Fashion and Aesthetics, a Fraught Relationship. In GECZY, Adam; KARAMINAS, Vicki (orgs.). Fashion and Art. Londres: Berg, 2012, p. 43-54.
ORTIZ, Renato. Universo do luxo. São Paulo: Alameda, 2019.
PINÇON, Michel; PINÇON-CHARLOT, Monique. Grand Fortune: Dynasties of Wealth in France. Nova York: Algora, 1998.
QUEMIN, Alain. Les stars de l'art contemporain. Notoriété et consécration artistiques dans les arts visuels. Paris: CNRS, 2013.
ROUX, Elyette; FLOCH, Jean-Marie. GÉRER L’INGÉRABLE: La Contradiction Interne de Toute Maison de Luxe. Décisions Marketing, n. 9, p. 15-23, 1996.
ROUX, Elyette. Le luxe au temps de marques. Géoeconomie, n. 49, p. 19-36, 2009.
SHAPIRO, Roberta; HEINICH, Nathalie. De l’artification: enquêtes sur le passage à l’art. Paris: EHESS, 2012.
SHAPIRO, Roberta. Que é artificação? Sociedade e Estado, vol. 22, n. 1, p. 135-151, 2007.
SHAPIRO, Roberta; HEINICH, Nathalie. Quando há artificação? Sociedade e Estado, vol 28, n. 1, p. 14-28, 2013.
SUDJIC, Deyan. A linguagem das coisas. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.
VEBLEN, Thorstein. A teoria da classe ociosa: um estudo econômico das instituições. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
WU, Chin-Tao. Privatização da cultura: a intervenção corporativa nas artes desde os anos 1980. São Paulo: Boitempo, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Henrique Grimaldi Figueredo, Bárbara Venturini Ábile
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.