Avaliação da biblioteca escolar para o desenvolvimento de competências informacionais: a experiência da biblioteca do Instituto Federal da Bahia – Campus Camaçari
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2013.106584Palavras-chave:
Estudo de usuários, Biblioteca escolar, Competência em Informação, Protocolo Verbal.Resumo
Trata a biblioteca escolar como espaço de conhecimento, mediado pela figura do professor e do bibliotecário. O objetivo do estudo é investigar o perfil da comunidade acadêmica do Instituto Federal da Bahia – Campus Camaçari e quais são as suas necessidades de informações, com vistas para o desenvolvimento de competências informacionais. Apresenta a abordagem alternativa para o estudo de usuários que se preocupam com a necessidade e o uso da informação. Aborda que a biblioteca escolar deverá atender a demanda da educação para o novo milênio, desenvolvendo nos alunos as competências relacionadas às dimensões de habilidades (saberfazer); atitudes (saber-agir); e conhecimento (saber), tornando-se sujeitos autônomos. Para isso, traz o modelo de processo de busca da informação de Kuhlthau, necessário a todos os indivíduos na sociedade da Informação. A metodologia utilizada foi a de estudo de usuários com a aplicação de questionários eletrônicos, percebeu-se a necessidade de pesquisas futuras com usuários através da aplicação do protocolo verbal que diante da subjetividade nas respostas, torna-se mais próximo da validade. Conclui que a biblioteca escolar está deixando de ser um espaço estático e silencioso para torna-se um espaço de pesquisa e questionamentos.Downloads
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