De-Romanticizing the Amazon: uma entrevista com Jaider Esbell

Autores

  • Daiane Marques Universidade Federal de São Paulo
  • Delcides Marques Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v33i1pe223458

Palavras-chave:

Jaider Esbell, Arte Ind´ígena , Amazônia, Artista Indígena, Protagonismo Indígena

Resumo

Nesta entrevista inédita, realizada em 2017, Jaider Esbell conta sua trajetória de vida, bem como aborda a sua relação com a arte e questões centrais da sustentabilidade, da preservação da Amazônia e dos impactos da ação humana em busca do “progresso”. Durante três anos, o artista passou por diversas regiões do país e no exterior fazendo uma itinerância com a mostra denominada It was Amazon / Era uma vez Amazônia, onde apresentava 16 desenhos em preto e branco. O projeto não era patrocinado e seus custos foram mantidos com a venda de suas obras e a ajuda de voluntários. Ele tratou de diálogos amplos que buscavam somar a resistências e sinalizar a urgência de uma nova política com os povos indígenas e seus saberes. No campo das artes, Esbell apresentou suas concepções e lutas para romper com as fronteiras do desconhecimento sobre os povos originários no pensamento da atualidade brasileira e do mundo. Foi durante essa estadia que a entrevista foi realizada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daiane Marques, Universidade Federal de São Paulo

    Doutoranda em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e em História pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisa sobre o protagonismo das artes e dos artistas indígenas a partir de uma relação entre Artes visuais, História da arte e Antropologia. Atualmente está interessado em estudar a presença e a participação indígena em exposições, tais como a Bienal de São Paulo.

  • Delcides Marques, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Doutor e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Graduado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Professor de Antropologia na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Pesquisador do KRISIS - Laboratório de Antropologia, Filosofia e Política. Estuda as seguintes intersecções : (1) política, tolerância e liberdade; (2) exegese, tradução e filologia; e (3) moralidade, pregação e missão.

Downloads

Publicado

2024-05-14

Edição

Seção

Entrevistas

Como Citar

Marques, D., & Marques, D. (2024). De-Romanticizing the Amazon: uma entrevista com Jaider Esbell. Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 33(1), e223458. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v33i1pe223458