Antropologia e visualidade no contexto indígena
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v16i16p139-152Palabras clave:
Audio-visual. Parceria. Realismo. Concepções de visualidade. Diferença.Resumen
A elaboração e a transmissão continua-da de sons e imagens são aqui abordadas como um
constante movimento que vai além dos produtos
fílmicos, revelando um processo de construção de
imagens e auto-imagens. Para essa análise, foi dada
especial importância às formas de representação em
filmes e vídeos etnográficos, um gênero decorrente
do movimento documental, que tem no realismo
e nas formas de alteridade seus elementos centrais.
No decorrer do trabalho, o problema das formas
de representação dá lugar a um complexo evento
comunicativo, que por sua vez articula diferentes
concepções de visualidade. A emergência de um
evento reflexivo audiovisual entre sociedades indí-
genas modifica não só os termos do diálogo com
a sociedade envolvente, como indica importantes
abordagens para a imagem no campo da investi-
gação antropológica, que, para além das formas de
representação, se inscrevem no campo das concep-
ções de visualidade.
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Publicado
2007-03-30
Número
Sección
Artigos e Ensaios
Licencia
Autorizo a Cadernos de Campo a publicar el trabajo de mi autoría/responsabilidad, así como me responsabilizo por el uso de imágenes, si se aceptada su publicación.
Estoy de acuerdo con esta declaración como una expresión absoluta de la verdad y confirmo el carácter inédito de la obra presentada. Asumo la plena responsabilidad del material presentado en mi nombre y en el de los eventuales coautores
Cómo citar
Pellegrino, S. P. (2007). Antropologia e visualidade no contexto indígena. Cadernos De Campo (São Paulo, 1991), 16(16), 139-152. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v16i16p139-152