A quarta dimensão no trabalho de Trinh T. Minhha: desafios para a antropologia ou aprendendo a falar perto

Autores

  • Jessi Sklair Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v15i14-15p133-143

Palavras-chave:

Antropologia visual. Crítica pós-colonial. Filme experimental.

Resumo

Este artigo trata dos desafios que o
trabalho da cineasta e teórica pós-colonial feminista
Trinh T. Minh-ha traz para a antropologia visual e
para o projeto antropológico em uma escala mais
ampla. O trabalho de Trinh reflete tendências em
desenvolvimento na antropologia, especialmente
no campo do visual, no que tange à crítica pós-
colonial e ao crescente interesse por novos métodos
de produção de conhecimento que rejeitam a racio-
nalidade cerebral da teoria antropológica ocidental
anterior em favor de meios mais corporais, indivi-
duais e sensoriais de se entender a experiência hu-
mana. Argumento que a natureza radical da crítica
de Trinh e o fato de encontrar-se fora dos limites
da antropologia acadêmica geram, no seu trabalho,
avanços que transcendem os esforços similares, mas
limitados, atualmente em curso na disciplina. Nes-
se artigo investiga-se, primeiro, a interface entre o
trabalho de Trinh e as referidas tendências da antro-
pologia visual contemporânea; em seguida, passa-se
a olhar mais de perto os resultados de sua prática
experimental em um trabalho específico, The Fourth
Dimension (A Quarta Dimensão), o seu penúltimo
filme, produzido em 2001.

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Biografia do Autor

  • Jessi Sklair, Universidade de São Paulo
    Mestranda em Antropologia Social / USP

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Publicado

2006-03-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Sklair, J. (2006). A quarta dimensão no trabalho de Trinh T. Minhha: desafios para a antropologia ou aprendendo a falar perto. Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 15(14-15), 133-143. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v15i14-15p133-143