Educação pública e política liberal no sistema de ensino do Brasil contemporâneo

Autores

  • Racquel Valério Martins Universidad de Salamanca. Instituto de Iberoamérica
  • Lúcia Edriana de Sousa Cordeiro Secretaria Escolar Digital. Escola de Educação Básica
  • Antonia Solange Pinheiro Xerez Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v31i1p60-75

Palavras-chave:

Sociedade, Liberalismo, Escola Pública

Resumo

Este artigo objetiva uma aproximação ao debate acerca da estruturação da escola pública no Brasil por meio de revisão bibliográfica que privilegia o viés histórico-político. A fundamentação teórica contempla a pedagogia histórico-critica e Saviani se constitui como a referência mais utilizada na primeira parte deste trabalho. A composição da escola pública é apresentada em sua relação intrínseca com o Estado moderno com base em um viés político-econômico compreendido como expressão da ordem social vigente na qual se potencializam capital e trabalho. O artigo é organizado com a intenção de torná-lo instrumento de diálogo com profissionais da educação que atuam na educação básica. Para tanto, procuramos apresentar e esclarecer, de modo pontual e sistemático, algumas reflexões que consideramos importantes para a compreensão da sociedade, do Estado e da escola que temos, de forma que possamos vislumbrar uma sociedade em que a escola pública possa servir aos interesses das camadas populares.

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Biografia do Autor

  • Lúcia Edriana de Sousa Cordeiro, Secretaria Escolar Digital. Escola de Educação Básica

    Mestre pelo Mestrado Acadêmico Intercampi de Educação e Ensino MAIE/UECE e professora da Escola de Educação Básica da SEDUC.

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Publicado

2020-09-03

Como Citar

Educação pública e política liberal no sistema de ensino do Brasil contemporâneo. (2020). Cadernos CERU, 31(1), 60-75. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v31i1p60-75