PANDEMIA!!! E AGORA? REFLEXÕES SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR A DISTÂNCIA

Autores

  • Norinês P. Bahia

Palavras-chave:

Isolamento social. Aulas não presenciais. Cotidiano escolar a distância.

Resumo

assim como de professores e alunos, diante da pandemia do covid19 acompanhada pelo isolamento social / quarentena e a consequente suspensão das aulas na rede pública de ensino, a partir de 23 de março de 2020 por tempo indeterminado. Assim, surge a proposta oficial de “aulas não presenciais”, formulada pela SEDUC – Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a transmissão dessas aulas via TV Educação (em parceria com a TV Cultura) e plataforma do CMSP – Centro de Mídias da Educação do Estado de São Paulo, que iniciaram suas atividades no início do mês de abril. A vivência desse processo, nesses três meses (de março a junho/2020), apresentou, e ainda apresenta, algumas preocupações: O que faremos agora? Nossos professores estão preparados para a organização de ferramentas e/ou instrumentos para a comunicação a distância, com seus alunos? E os nossos alunos, terão condições de acompanhar esse processo adequadamente? Estas e tantas outras questões merecem um olhar mais aproximado do “cotidiano escolar à distância” que, agora, estamos vivenciando. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Norinês P. Bahia

Diretora concursada, há dois anos, em uma escola da rede pública de ensino de São Paulo. Tem mestrado, doutorado e pós-doutorado em educação. Foi professora concursada da rede pública de ensino; técnica em educação na área de formação de professores na antiga CENP – Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógica e na FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação; professora e coordenadora de cursos de Pedagogia e professora pesquisadora de um programa de Pós-Graduação em Educação. 

 

Downloads

Publicado

2020-09-03

Como Citar

Bahia, N. P. (2020). PANDEMIA!!! E AGORA? REFLEXÕES SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR A DISTÂNCIA. Cadernos CERU, 31(1), 116-125. Recuperado de https://www.periodicos.usp.br/ceru/article/view/174489