ALTERIDADES INDÍGENAS E INTERCULTURALIDADE NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: CONTRIBUIÇÕES PARA A ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 12.711/2012

Autores

  • Ana Elisa de Castro Freitas Universidade Federal do Paraná
  • Eduardo Harder Universidade Federal do Paraná

Resumo

No presente artigo busca-se contribuir para as reflexões dedicadas ao processo de exame e debate sobre a primeira década de vigência da Lei Federal n. 12.711/2012, a denominada Lei de Cotas. Focaliza-se a trajetória das políticas afirmativas de ingresso e permanência de jovens indígenas estabelecidas no decurso da democratização do ensino superior brasileiro, seus impasses administrativos e suas potencialidades. Compreende-se que tais políticas inauguram um novo campo de produção de saberes e conhecimentos, cujos contornos epistemológicos se definem e aperfeiçoam na possibilidade efetiva de avanço nos mecanismos políticos e pedagógicos promotores de interculturalidade. Considera-se o desafio de estabelecer um horizonte sistêmico capaz de promover uma articulação entre a educação escolar indígena e a educação superior, expressa em deliberações societárias dos povos indígenas. Por fim, num contexto de crise ambiental, econômica e política, com reflexos na erosão dos direitos sociais, teme-se pelo esvaziamento precoce das ações afirmativas preconizadas na Lei de Cotas, comprometendo não apenas o seguimento da formação da juventude indígena brasileira, mas a agenda democrática do bem comum.

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Biografia do Autor

Ana Elisa de Castro Freitas, Universidade Federal do Paraná

Docente na Universidade Federal do Paraná, Doutora em Antropologia Social,

Eduardo Harder, Universidade Federal do Paraná

Docente na Universidade Federal do Paraná, Doutor em Direito

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Publicado

2020-09-03

Como Citar

Freitas, A. E. de C., & Harder, E. (2020). ALTERIDADES INDÍGENAS E INTERCULTURALIDADE NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: CONTRIBUIÇÕES PARA A ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 12.711/2012. Cadernos CERU, 31(1), 178-193. Recuperado de https://www.periodicos.usp.br/ceru/article/view/174494