ENSINAR PARA APRENDER A VIVER EM UM NOVO MUNDO

Autores

  • Célia Regina Toledo Lucena

Palavras-chave:

Refugiados. Táticas. Ensinar/Aprender.

Resumo

Trata-se de algumas notas sobre uma pesquisa exploratória sobre o Programa Raízes da Cidade, experiência realizada pela ONG Migraflix em parceria com AIRbnb. O objetivo do programa é oferecer oportunidades de realização de atividades que transformem habilidades e saberes em emersão cultural e educativa no país de destino. Três experiências junto a refugiados sírios foram analisadas. Este estudo mostra o refugiado buscando maneiras de transitar em novo mundo, usando a arte de ensinar como oportunidade de ganhar sustento e de se integrar. Dessa maneira, aulas de dança, de receitas culinárias e do idioma árabe são realizadas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Regina Toledo Lucena

Doutora em História Social. Pesquisadora do NAP/CERU (Centro de Estudos Rurais e Urbanos), USP/SP. Mediadora do Grupo Migrações e Identidades (CERU-USP). Com investigações nos temas migrações, identidade, cultura e memória.

Downloads

Publicado

2020-09-03

Como Citar

Lucena, C. R. T. (2020). ENSINAR PARA APRENDER A VIVER EM UM NOVO MUNDO. Cadernos CERU, 31(1), 268-280. Recuperado de https://www.periodicos.usp.br/ceru/article/view/174499