A articulação entre o trabalho e a educação de uma imigrante órfã

Autores

  • Ana Maria Melo Negrão Sem Registro de Afiliação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v34i2p91-106

Palavras-chave:

Orfandade, Imigração, Educação, Trabalho, História Oral

Resumo

Esta inquietação sobre a trajetória de uma órfã imigrante espanhola, a Tata, motivou a pesquisa de meu doutorado na Faculdade de Educação da UNICAMP.  Buscou reconstruir os fatores sociais, a favoreceram a trajetória da órfã, em Campinas, desde pequena, dedicada ao trabalho não remunerado em uma única casa de família, sem ser adotada, sem frequentar escola regular e como isso se refletia no imaginário social em uma cidade elitista, nas décadas de 20 a 90 do século XX. A fonte utilizada, além de poucos documentos, fotografias, foi a história oral, com relatos de três gerações cuidadas por ela, da mesma família, ou de amigas e pessoas que a conheceram, com informações a completar o que as fontes escritas silenciavam. As pessoas cederam sua voz, despertando lembranças, fatos e histórias de uma vida toda dedicada ao trabalho.

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Biografia do Autor

  • Ana Maria Melo Negrão, Sem Registro de Afiliação

    Doutorado FE UNICAMP.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

A articulação entre o trabalho e a educação de uma imigrante órfã. (2023). Cadernos CERU, 34(2), 91-106. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v34i2p91-106