Modernização capitalista e higienização do trabalho no campo em Joinville: uma análise histórica do periódico A Agricultura de Joinville (1933-1938)

Autores

  • Weslley dos Santos Graper Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v34i2p174-204

Palavras-chave:

Higienização, Modernização, Trabalhadores rurais

Resumo

O periódico A Agricultura foi um instrumento político que visava a modernização dos trabalhadores rurais de Joinville. Era vinculado e promovido pela Sociedade de Agricultura e Criação de Joinville, criada em 1934 e posteriormente tornada uma repartição da prefeitura do município, em um contexto de ampliação do controle dos corpos dos trabalhadores para as regiões rurais da cidade em meados de 1932 e 1933. Paralelamente, por parte do poder econômico e político da cidade, havia discursos alegando insatisfações com o atraso da lavoura, apesar da promissão da indústria local. Nesse ínterim, os setores dominantes do município imaginavam os camponeses da cidade de modo majoritariamente negativo. Essa visão ocorria em virtude da não sintonização dos trabalhadores do campo com a lógica mercadológica capitalista e a utopia burguesa modernizadora da época.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Weslley dos Santos Graper, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Graduado em História pela Universidade da Região de Joinville - Univille. Mestrando em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc. Desenvolve pesquisa com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES na área de História com foco na Segunda República (1930-1945) e Terceira República (1945-1964) brasileira no estado de Santa Catarina, em interface com a história do tempo presente, História e Imprensa e História e Política.

Referências

Primárias:

A AGRICULTURA. Joinville, 07 nov. 1935 a. Disponível em: Hemeroteca Digital Catarinense.

A AGRICULTURA . Joinville, 22 fev. 1936. Disponível em: Hemeroteca Digital Catarinense.

A AGRICULTURA. Joinville, 24 dez. 1935b. Disponível em: Hemeroteca Digital Catarinense.

A AGRICULTURA. Joinville, 29 jul. 1935c. Disponível em: Hemeroteca Digital Catarinense.

ÁLBUM HISTÓRICO DO CENTENÁRIO DE JOINVILLE: 1851-1951. Curitiba: Gráfica Mundial, 1951. Disponível em: Biblioteca Universitária da Universidade da Região de Joinville - Univille.

A NOTÍCIA. Joinville, 12 mai. 1934. Disponível em: Arquivo Histórico de Joinville.

INSTITUTO Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Conselho Nacional de Estatística Anuário Estatístico do Brasil. Ano V, 1939/1940. Disponível em: Biblioteca Digital do IBGE.

ESTADO DE SANTA CATARINA. Município de Joinville. 1938. 1 mapa. Disponível em: Arquivo Histórico de Joinville.

OLIVEIRA, João Acácio Gomes de. Doutor João Acácio Gomes de Oliveira: Entrevista oral [11 mai. 1982, Joinville]. Entrevistadores: Dúnia de Freitas Toaldo. Entrevista concedida à Coleção Nossos Prefeitos - Século XX. Disponível em: Acervo do Laboratório de História Oral da Universidade da Região de Joinville. Joinville, 2022.

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOINVILLE. Relatório de gestão municipal relativo ao exercício de 1922. 25 jul. 1923. Disponível em: Arquivo Histórico de Joinville.

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOINVILLE. Relatório de gestão municipal relativo ao exercício de 1933. Disponível em: Arquivo Histórico de Joinville.

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOINVILLE. Relatório de gestão municipal relativo ao exercício de 1934. Disponível em: Arquivo Histórico de Joinville.

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOINVILLE. Relatório de gestão municipal relativo ao exercício de 1935. Disponível em: Arquivo Histórico de Joinville.

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOINVILLE. Relatório de gestão municipal relativo ao exercício de 1936. Joinville, mar. 1937. Disponível em: Arquivo Histórico de Joinville.

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOINVILLE. Relatório de gestão municipal relativo ao exercício de 1938. Disponível em: Arquivo Histórico de Joinville.

Bibliográficas:

AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo? In: O que é o contemporâneo e outros ensaios. Tradução Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009.

ARIAS NETO, José Miguel. Primeira República: economia cafeeira, urbanização e industrialização. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucília de Almeida Neves. O Brasil Republicano : o tempo do liberalismo excludente, vol. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

BATALHA, Claudio Henrique de Moraes. O movimento operário na Primeira República. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2000. (Descobrindo o Brasil)

BITENCOURT, João Batista. Cidades em movimento. In: BRANCHER, Ana (org.). História de Santa Catarina : estudos contemporâneos. 2. ed. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.

BRAUDEL, Fernand. História e Ciências sociais. A longa duração. In: BRAUDEL, Fernand. Escritos sobre a história . Tradução J. Guinsburg; Tereza Cristina Silveira da Mota. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.

CAPELATO, Maria Helena. O Estado Novo: o que trouxe de novo? In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucília de Almeida Neves. O Brasil Republicano : o tempo do nacional-estatismo–do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo, vol. 2. 2. ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2007.

CARVALHO, José Murilo. Os Bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. 4 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

CAVALCANTI, Erinaldo. História e história local: desafios, limites e possibilidades. Revista História Hoje, v. 7, n.º 13, p. 272-292, 2018.

COSTA, Iara Andrade da. A Cidade da Ordem: Tensões Sociais e Controle (1917-1943). Orientador: Euclides Marchi. 1996. 255 f. (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1996.

COSTA, Iara Andrade (Org.); GABARDO, Claudia Valéria Lopes; FREITAS, Dúnia Anjos de. PEDROSO, Gelta Madalena Jönck; MARTINS, José Carlos Eloy. Tempos de educar: os caminhos da história do ensino na rede municipal de Joinville/SC: 1851/2000. Joinville: Editora Univille, 2005.

DUARTE, Alana Fernandes. Entre os roçados da Colônia e os arrozais da cidade: o cultivo do arroz e as transformações na paisagem de Joinville, SC. Orientadora: Mariluci Neis Carelli. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) -

Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade, Universidade da Região de Joinville, Joinville, 2017.

FAUSTO, Bóris. A revolução de 1930. In: MOTA, Carlos Guilherme (Org.) Brasil em perspectiva. 21.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. (Corpo e alma do Brasil)

FERREIRA, Luiz Mateus da Silva. Estrutura fundiária e concentração da propriedade da terra na colônia de imigrantes Dona Francisca (Joinville), Santa Catarina, 1850-1920. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 50 n.º 3, p.485-512, jul./set, 2020.

FICKER, Carlos. História de Joinville: crônica da Colônia Dona Francisca. Joinville: Editora Letradágua, 2008.

FIORIN, José Luiz. Linguagem e Ideologia. 6. ed. São Paulo: Ática, 1998. (Série Princípios)

FONTOURA, Arselle Andrade. Aqui “jaz” um hospital. In: GUEDES, Sandra P. L. de Camargo (Org.). Histórias de (I)migrantes: O cotidiano de uma cidade. Joinville: Editora Univille, 2005.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 20 ed. Tradução Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.

GOMES, Angela de Castro. A Invenção do Trabalhismo. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. 320 p.

GOULART FILHO, Alcides. Formação Econômica de Santa Catarina. 3 ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2016.

LUCA, Tania Regina de. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org). Fontes Históricas. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2010.

SILVA, Janine Gomes da. Tempo de lembrar, tempo de esquecer: as vibrações do Centenário e o período da Nacionalização: histórias e memórias sobre a cidade de Joinville. Joinville: Editora Univille, 2008.

SOLA, Lourdes. O Golpe de 37 e o Estado Novo. In: MOTA, Carlos Guilherme (Org.) Brasil em perspectiva. 21.ed. Rio de Janeiro:

Bertrand Brasil, 2001. (Corpo e alma do Brasil)

GRAMSCI, Antonio. Às margens da História. (História dos grupos sociais subalternos). In: GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere , Volume 5. Tradução de Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

GUEDES, Sandra P. L. de Camargo. O Hospital no processo de modernização de Joinville. In.: GUEDES, Sandra P. L. de Camargo. Instituição e Sociedade: A trajetória do Hospital Municipal São José de Joinville 1852-1971. 1a ed. Joinville: movimento & Arte, 1996.

HACKENHAAR, Clayton. O integralismo em Santa Catarina e a tentativa de golpe de março de 1938. Orientadora: Carla Brandalise. 2019. 276 f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

MARINS, Paulo César Garcez. Habitação e vizinhança: Limites da privacidade no surgimento das metrópoles brasileiras. In: SEVCENKO, Nicolau (org.). História da Vida Privada no Brasil: República da Belle Époque à Era do Rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. (História da vida privada no Brasil; 3)

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro 1: o processo de produção do capital. 1. ed. Tradução Rubens Enderle. São Paulo: Editora Boitempo, 2013. E-book.

MEIRA, Roberta Barros. Reclamos da lavoura: A definição do programa de prioridades da indústria sacarina no Primeiro Congresso Nacional de Agricultura. História (São Paulo), v.31, n.º 2, p. 338-357, jul./dez,2012.

MENDONÇA, Sônia Regina de. Agronomia e Poder no Brasil. Rio de Janeiro: Vício de Leitura, 1998. 204 p.

LEVI, Giovanni. Sobre a micro-história. In: BURKE, Peter (org.). A escrita da história: novas perspectivas. Tradução Magda Lopes. São Paulo: Editora UNESP, 1992.

ROCHA, Isa de Oliveira. Industrialização de Joinville (SC): da gênese às exportações. Orientador: Armen Mamigonian. 1994. 189 f. (Mestrado em Geografia) - Departamento de Geociências do Centro de Ciências Humanas da UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1994.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil - 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

TERNES, Apolinário. História Econômica de Joinville. 2. ed. Joinville: Editora Meyer, 1986.

THOMPSON, E. P. A formação da Classe Operária Inglesa. Tradução Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

VALENTIM, Lairton. Joinville, seus médicos e sua história. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1997.

WELCH, Clifford Andrew. Vargas e a reorganização da vida rural no Brasil (1930-1945). Tradução Venceslau Alves de Souza. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 36, nº 71, 2016.

WENDLAND, Daniely. Integralismo, Círculo Operário Católico e Sindicatos em Joinville (1931-1948). Orientador: Adriano Luiz Duarte. 2011. 244 p. Dissertação (Curso de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

WILLIAMS, Raymond. O Campo e a Cidade: na história e na literatura. Tradução Paulo Henriques Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Modernização capitalista e higienização do trabalho no campo em Joinville: uma análise histórica do periódico A Agricultura de Joinville (1933-1938). (2023). Cadernos CERU, 34(2), 174-204. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v34i2p174-204