Interculturalidade na Escola Pública de São Paulo

Autores

  • Elbio Miyahira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Karoline Rezende Sayar Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v31i1p250-267

Palavras-chave:

Multiculturalismo, Interculturalismo, Imigração, Imigrante boliviano, Escola pública, São Paulo

Resumo

Este texto procura analisar como se dá a relação entre os estudantes imigrantes bolivianos ou filhos de bolivianos e os estudantes brasileiros em uma escola pública da cidade de São Paulo e como a escola trabalha essa questão. Pesquisas anteriores demonstraram que havia uma grande indiferença à presença dos alunos imigrantes por parte dos professores e da direção em algumas escolas públicas de São Paulo. Com isso não havia uma ação pedagógica específica para tratar as particularidades dos imigrantes. Também não se buscava regular a relação entre os grupos evitando a prática de bullying e, muito menos, se buscava promover uma integração entre os grupos. Realizou-se a observação de classe durante quatro semanas seguidas em duas turmas (oitavo e nono anos) de uma escola estadual da região central da cidade de São Paulo. Verificou-se que a escola observada criou um ambiente multicultural, no sentido de desenvolver uma convivência mais pacífica entre as diferentes culturas, mas ainda não conseguiu construir um ambiente de interação e integração entre os grupos. Constatou-se a utilização de práticas pedagógicas que contribuem para a convivência entre os grupos, mas verificou-se que ainda há muitas ações que poderiam ser desenvolvidas.

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Biografia do Autor

  • Elbio Miyahira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Mestre em Educação pelo Programa de Educação: História, Política, Sociedade da PUC-SP, atualmente doutorando do mesmo Programa.

  • Karoline Rezende Sayar, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Mestre em Educação pelo Programa de Educação: História, Política, Sociedade da PUC-SP.

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Publicado

2020-09-03

Como Citar

Interculturalidade na Escola Pública de São Paulo. (2020). Cadernos CERU, 31(1), 250-267. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v31i1p250-267