A Carta sobre o Infinito de Espinosa Como Recepção da crítica de Crescas a Maimônides
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2013.83501Palavras-chave:
Espinosa, Infinito, Crescas, Maimônides, Existência de Deus.Resumo
Na Carta sobre o Infinito Espinosa cita a prova da existência de Deus feita por Hasdai Crescas (1340 - 1411), que fez a mais veemente crítica ao aristotelismo medieval judaico. A
crítica de Crescas começa pela refutação das 26 proposições que Maimônides usou para com elas provar a existência de um Deus radicalmente transcendente. As primeiras três negam a possibilidade do infinito atual. Crescas em sua crítica à terceira proposição argumenta em prol da existência da série infinita de causas e efeitos, entendendo a causa primeira como causa ontológica imante de a toda série e que é determinante para a existência dos infinitos efeitos. Para Crescas essa causa primeira simultânea aos seus infinitos efeitos é Deus. Eis a primeira formulação da imanência na filosofia judaica. Ler Espinosa a luz da crítica de Crescas a Maimônides faz emergir a relação de recepção que esse filósofo moderno mantém com a filosofia judaica medieval.
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