Práticas integrativas e complementares em saúde: análise dos regimes de verdade e discursividades médico-hegemônicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p132-144

Palabras clave:

Práticas integrativas e complementares em saúde, Regimes de verdade, Estudos culturais, Estudos foucaultianos, Análise discursiva

Resumen

Neste estudo, lançamos mão dos Estudos Culturais como chave de leitura para analisar as discursividades sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) que circulam em revistas brasileiras. Observamos que tais discursividades promovem deslocamentos sobre as PICS de um terreno de hesitação científica para um campo “validado”, quando condicionado ao endosso do profissional médico. Nesse sentido, os discursos enquadram as PICS em um modelo biomédico, centrado em um profissional específico que se destaca dos demais profissionais da saúde, e formatam essas Práticas dentro de uma concepção de saúde medicalizadora, o que, em certa medida, se contrapõe à filosofia de diversas PICS.

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Biografía del autor/a

  • Camila Luzia Mallmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Fonoaudióloga da Prefeitura Municipal de Veranópolis. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Residência Multidisciplinar em Saúde da Família e Especialização em Terapia Comunitária Integrativa.

  • Cristianne Maria Famer Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doctorado y Máster en Educación de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS). Profesor de la Licenciatura en Salud Pública, Programa de Posgrado en Enfermería (PPGEnf) y Programa de Educación de Posgrado (PPGEdu) de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS).

  • Carolina de Freitas Corrêa Siqueira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Estudiante de Doctorado en Educación, Programa de Posgrado en Educación, Universidad Federal de Río Grande del Sur (PPGEdu-UFRGS) Miembro de NECCSO: Grupo de Estudio de Currículo, Cultura y Sociedad (UFRGS) Miembro del Grupo de Investigación GEPS: Promoción de la Salud (UFRGS) Académico del Programa de Excelencia Académica (PROEX-CAPES) Máster en Educación del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad de Santa Cruz do Sul (PPGEdu - UNISC) Licenciado en Historia de la Universidad de Santa Cruz do Sul .

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Publicado

2021-07-15

Cómo citar

Mallmann, C. L., Rocha, . C. M. F., & Siqueira, . C. de F. C. (2021). Práticas integrativas e complementares em saúde: análise dos regimes de verdade e discursividades médico-hegemônicas. Comunicação & Educação, 26(1), 132-144. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v26i1p132-144