O fundo do poço e as motivações da censura
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v16i1p33-43Palavras-chave:
Censura, teatro, arquivos, etnografia de arquivos, comunicação.Resumo
O artigo faz uma análise do processo de censura prévia de O poço (1950), de Helena Silveira, sob guarda do ArquivoMiroel Silveira da ECA-USP. É a partir da oposição de caráter estético e político que podemos interpretar a impugnação de O
poço, e de outros textos que apresentam e discutem criticamente aspectos e fatos da realidade social. O processo nos mostra, por um lado, as tendências de uma época e a resistência do status quo ao que era inovador, transformador, provocativo, desconhecido e inusitado – na metade do
século XX, sob influência do que acontecia no mundo; e os censores estavam à procura desses sinais de subversão da ordem, da ideologia para combatê-las, mesmo que a classe artística em geral estivesse pronta para resistir. Por outro, o processo nos revela as trocas e influências entre os meios de comunicação, as linguagens, os autores e os artistas, apresentando imbricações novas e nem sempre devidamente
reconhecidas.
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