A comunicação, a recepção e o consumo enquanto práticas culturais: um novo olhar

Autores/as

  • Maria Amélia Paiva Abrão

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v16i1p45-55

Palabras clave:

Consumo, recepção, comunicação, telenovela, rituais.

Resumen

A sociedade contemporânea, que tem sido denominada sociedade de consumo, caracteriza-se pelas constantes e permanentes mudanças, aceleradas pelo avanço da tecnologia. As relações
comunicação/recepção/consumo, uma das características dessa época, estão manifestadas na sociedade como um todo. Este
artigo considera que os aspectos materiais e simbólicos dos bens estão intrinsecamente interligados: todo produto possui um
significado que lhe é atribuído socialmente e uma face concreta – o objeto per se stante não possui valor enquanto não for
socialmente utilizado.

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Biografía del autor/a

  • Maria Amélia Paiva Abrão
    Mestre em Comunicação pelo Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM e especialista em marketing pelo MBA Executivo da ESPM.

Publicado

2011-06-30

Cómo citar

Abrão, M. A. P. (2011). A comunicação, a recepção e o consumo enquanto práticas culturais: um novo olhar. Comunicação & Educação, 16(1), 45-55. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v16i1p45-55