A efetividade da educação superior a distância no Brasil - o caso das licenciaturas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea178161

Palavras-chave:

educação a distância, avaliações de impacto, escores de propensão

Resumo

A pesquisa analisa a efetividade dos cursos de licenciatura na modalidade de educação a distância e do Sistema Universidade Aberta do Brasil, adotando como variável de resultado o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2017. Para viabilizar a criação dos resultados contrafactuais, são utilizadas diferentes técnicas baseadas nos escores de propensão. Os resultados da pesquisa variam, essencialmente, entre impactos negativos ou nulos, a depender do curso em consideração. No entanto, a maior parte dos alunos da educação a distância está concentrada em cursos cujo desempenho é inferior ao do ensino presencial, especialmente em Pedagogia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALLEN, Mike et al. Evaluating the effectiveness of distance learning: A comparison using meta-analysis. Journal of Communication, v. 54, n. 3, p. 402–420, 2004.

ALONSO, Katia Morosov; SILVA, Danilo Garcia. A educação a distância e a formação on-line: o cenário das pesquisas, metodologias e tendências. Educação & Sociedade, v. 39, n. 143, p. 499–514, 2018.

ANSTINE, Jeff; SKIDMORE, Mark. A small sample study of traditional and online courses with sample selection adjustment. Journal of Economic Education, v. 36, n. 2, p. 107–127, 2005.

BATISTA, Antonio Barros et al. Desempenho discente nos Enades 2009 e 2012 do curso de Ciências Contábeis do Nordeste brasileiro: uma análise comparativa entre o ensino à distância e o ensino presencial. In: Anais do XXI Congresso Brasileiro de Custos. Natal: [s. n.], 2014.

BERNARD, Robert M et al. How does distance education compare with classroom instruction? A meta-analysis of the empirical literature. Review of Educational Research, v. 74, n. 3, p. 379–439, 2004.

BOCCIA, Maria Beatriz. Estudo comparativo do desempenho dos alunos do curso de pedagogia: presencial x EAD. In: anais do Seminário Internacional de Educação Superior. Sorocaba: [s. n.], 2014.

BOWEN,William G et al. Interactive learning online at public universities: Evidence from a six-campus randomized trial. Journal of Policy Analysis and Management, v. 33, n. 1, p. 94–111, 2014.

BRASIL. Decreto nº 5.800 de 8 de junho de 2006. Brasília: [s. n.], 2006.

BRASIL. Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Brasília: [s. n.], 2014.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília: [s. n.], 1996.

BRITTO, Ana Maria; WALTENBERG, Fábio D. É atrativo tornar-se professor do Ensino Médio no Brasil? Evidências com base em decomposições paramétricas e não paramétricas. Estudos Econômicos (São Paulo), v. 44, n. 1, p. 5–44, 2014.

CAETANO, Cássia Cristiane Rodrigues et al. Desempenho no ENADE em Ciências Contábeis: ensino a distância (EAD) versus presencial. Revista Universo Contábil, v. 11, n. 4, p. 147–165, 2015.

CALIENDO, Marco; KOPEINIG, Sabine. Some practical guidance for the implementation of propensity score matching. Journal of Economic Surveys, v. 22, n. 1, p. 31–72, 2008.

CERULLI, Giovanni. Econometric Evaluation of Socio-Economic Programs: Theory and Applications. [S. l.]: Springer, 2015. v. 49. (Advanced Studies in Theoretical and Applied Econometrics Series).

COATES, David et al. “No significant distance” between face-to-face and online instruction: evidence from principles of economics. Economics of Education Review, v. 23, n. 5, p. 533–546, 2004.

CONCEIÇÃO, Otávio C; FRANÇA, Márcia T A; JACINTO, Paulo A. O programa Ciência Sem Fronteiras contribui na formação dos estudantes? Uma análise a partir do Enade 2013. In: 44° Encontro Nacional de Economia.

DESCHACHT, Nick; GOEMAN, Koen. The effect of blended learning on course persistence and performance of adult learners: A difference-in-differences analysis. Computers & Education, v. 87, p. 83–89, 2015.

FAJARDO, Bruno Alberto Grisotto; ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro. Determinantes do desempenho dos cursos de bacharelado em administração no Brasil: uma análise dos resultados do Enade 2015. In: Anais do 23º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância.

FEIJÓ, Edilene Jorge. Avaliação do desempenho de discentes na disciplina Administração dos Serviços de Enfermagem na modalidade de educação a distância. 2010. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial) – Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói.

FIGLIO, David; RUSH, Mark; YIN, Ling. Is it live or is it internet? Experimental estimates of the effects of online instruction on student learning. Journal of Labor Economics, v. 31, n. 4, p. 763–784, 2013.

FIGUEIREDO, Mariana Augusta et al. Avaliação dos cursos de graduação: estudo comparativo entre cursos oferecidos nas modalidades a distância e presencial. In: Anais do 23º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância.

GOSSENHEIMER, Adriane Nagel et al. Impact of distance education on academic performance in a pharmaceutical care course. PloS one, v. 12, n. 4, 2017.

GRATTON-LAVOIE, Caroline; STANLEY, Denise. Teaching and learning principles of microeconomics online: An empirical assessment. The Journal of Economic Education, v. 40, n. 1, p. 3–25, 2009.

HARMON, Oskar; LAMBRINOS, James. Online Format vs. Live Mode of Instruction: Do Human Capital Differences or Differences in Returns to Human Capital Explain the Differences in Outcomes? [S. l.], 2006.

HARMON, Oskar; LAMBRINOS, James. Testing the effect of hybrid lecture delivery on learning outcomes. [S. l.], 2012.

HECKMAN, James J; LALONDE, Robert J; SMITH, Jeffrey A. The economics and econometrics of active labor market programs. In: ASHENFELTER, Orley C; CARD, David. Handbook of labor economics. [S. l.]: Elsevier, 1999. p. 1865–2097.

ICHINO, Andrea; MEALLI, Fabrizia; NANNICINI, Tommaso. From temporary help jobs to permanent employment: what can we learn from matching estimators and their sensitivity? Journal of Applied Econometrics, v. 23, n. 3, p. 305–327, 2008.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA — INEP. Microdados do Enade 2017. Brasília: Inep, 2018.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA — INEP. Sinopses Estatísticas da Educação Superior. Brasília: Inep, 2019.

KHANDKER, Shahidur R.; KOOLWAL, Gayatri B.; SAMAD, Hussain A. Handbook on Impact Evaluation: Quantitative Methods and Practices. [S. l.]: The World Bank, 2009.

KIPNIS, Bernardo. Educação superior a distância no Brasil: tendências e perspectivas. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Marcos Maciel. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. p. 67–88.

KLUG, Yannick S et al. Ensino Superior em Contabilidade: Análise da Influência da Modalidade de Ensino no Desempenho Discente Conforme ENADE e CPC. In: Anais do XVIII USP International Conference in Accounting.

LACK, Karen A. Current status of research on online learning in postsecondary education. [S. l.], 2013.

LEITÃO, Thiago Miguel Sabino Pereira et al. Uma análise acerca do boicote dos estudantes aos exames de avaliação da educação superior. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 43, p. 21–44, 2010.

LEPINE, Andrea. Financial Aid and Student Performance in College: Evidence from Brazil. Brazilian Review of Econometrics, v. 38, n. 2, p. 221–261, 2018.

LEUVEN, Edwin; SIANESI, Barbara. PSMATCH2: Statamodule to perform full Mahalanobis and propensity score matching, common support graphing, and covariate imbalance testing. [S. l.: s. n.], 2003. Statistical Software Components, Boston College Department of Economics.

LIMA, Elizeu Bandeira et al. EaD em Ciências Contábeis: uma análise comparada do desempenho dos cursos no estado do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 15, 2016.

LITTO, Fredric Michael. As interfaces da EAD na educação brasileira. Revista USP, n. 100, p. 57–66, 2014.

LITTO, Fredric Michael. Infrações que prejudicam a imagem da EAD. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. v. 2, p. 43–58.

LOUZANO, Paula et al. Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação do docente no Brasil. Estudos em Avaliação Educacional, v. 21, n. 47, p. 543–568, 2010.

MARTINS, Luciana Barin; ZERBINI, Thais. Educação a distância em instituições de ensino superior: uma revisão de pesquisas. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 14, n. 3, p. 271–282, 2014.

MEANS, Barbara et al. The effectiveness of online and blended learning: A meta-analysis of the empirical literature. Teachers College Record, v. 115, n. 3, p. 1–47, 2013.

MILL, Daniel. A Universidade Aberta do Brasil. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. v. 2, p. 265–282.

MOTA, Ronaldo. A Universidade Aberta do Brasil. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. v. 1.

NANNICINI, Tommaso. Simulation-based sensitivity analysis for matching estimators. The Stata Journal, v. 7, n. 3, p. 334–350, 2007.

NASCIMENTO, Luis Felipe; CZYKIEL, Renata; FIGUEIRÓ, Paola Schmitt. Presencial ou a distância: a modalidade de ensino influencia na aprendizagem? Administração: Ensino e Pesquisa, v. 14, n. 2, p. 311–341, 2013.

NGUYEN, Tuan. The effectiveness of online learning: Beyond no significant difference and future horizons. MERLOT Journal of Online Learning and Teaching, v. 11, n. 2, p. 309–319, 2015.

OLIVEIRA, Édison Trombeta; PICONEZ, Stela Conceição Bertholo. Avaliação da educação superior nas modalidades presencial e a distância: análises com base no Conceito Preliminar de Cursos (CPC). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 22, n. 3, p. 833–851, 2017.

PHIPPS, Ruth; MERISOTIS, Jamie. What’s the difference? A review of contemporary research on the effectiveness of distance learning in higher education.Washington, DC, 1999.

PINTO, Cristine Campos de Xavier. Pareamento. In: MENEZES-FILHO, Naercio Aquino; PINTO, Cristine Campos de Xavier (org.). Avaliação econômica de projetos sociais. 3. ed. São Paulo: Fundação Itaú Social, 2017.

ROSENBAUM, Paul R; RUBIN, Donald B. The central role of the propensity score in observational studies for causal effects. Biometrika, v. 70, n. 1, p. 41–55, 1983.

RUSSELL, Thomas L. The no significant difference phenomenon. [S. l.], 1999.

SALES, João Tobias Lima. Estudo comparativo do desenvolvimento da oralidade em língua inglesa nas modalidades presencial e a distância. EmRede- Revista de Educação a Distância, v. 3, n. 1, p. 119–134, 2016.

SHEA, Peter; BIDJERANO, Temi. Does online learning impede degree completion? A national study of community college students. Computers & Education, v. 75, p. 103–111, 2014.

SIANESI, Barbara. An evaluation of the Swedish system of active labor market programs in the 1990s. Review of Economics and Statistics, v. 86, n. 1, p. 133–155, 2004.

SILVA, João Augusto Ramos; ROCHA, Elisângela Cintia Martins. Gestão Acadêmica de Cursos de Graduação em Administração: Comparação entre um curso presencial e outro a distância. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 5, n. 4, p. 153–171, 2012.

SOUZA, Carmem Lisiane Esouto et al. Modalidades de educação a distância e presencial na formação profissional em saúde: análise do processo de aprendizagem. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 4, n. 1, p. 91–105, 2017.

TAMIM, Rana M et al. What forty years of research says about the impact of technology on learning: A second-order meta-analysis and validation study. Review of Educational Research, v. 81, n. 1, p. 4–28, 2011.

TARTUCE, Gisela Lobo Bessa Pereira; NUNES, Maria Carmo Rezende; ALMEIDA, Paulo Cezar Araujo. Alunos do ensino médio e atratividade da carreira docente no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 140, p. 445–477, 2010.

XU, Di; JAGGARS, Shanna Smith. Performance gaps between online and face-to-face courses: Differences across types of students and academic subject areas. Journal of Higher Education, v. 85, n. 5, p. 633–659, 2014.

XU, Di; JAGGARS, Shanna Smith. The effectiveness of distance education across Virginia’s community colleges: Evidence from introductory college-level math and English courses. Educational Evaluation and Policy Analysis, v. 33, n. 3, p. 360–377, 2011.

XU, Di; JAGGARS, Shanna Smith. The impact of online learning on students’ course outcomes: Evidence from a large community and technical college system. Economics of Education Review, v. 37, p. 46–57, 2013.

ZAWACKI-RICHTER, Olaf; BÄCKER, Eva M; VOGT, Sebastian. Review of distance education research (2000 to 2008): Analysis of research areas, methods, and authorship patterns. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 10, n. 6, p. 21–50, 2009.

ZHAO, Yong et al. What makes the difference? A practical analysis of research on the effectiveness of distance education. Teachers College Record, v. 107, n. 8, p. 1836–1884, 2005.

Downloads

Publicado

2024-05-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Marques, F. C., & Cunha, M. S. da. (2024). A efetividade da educação superior a distância no Brasil - o caso das licenciaturas. Economia Aplicada, 26(4), 411-460. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea178161