Zeitgeist ou espírito alemão: etno-história de germanidade e instituição da escola em Santa Catarina

Autores/as

  • Ademir Valdir dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina; Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022015042039

Resumen

A história da educação enfatiza a contribuição do projeto da Companhia de Jesus na institucionalização da escola no Brasil, destacando influências jesuíticas. Este estudo está embasado na premissa de que tal abordagem escamoteia a complexidade de fatores culturais dos processos de instituição da escola nas diferentes regiões brasileiras, aliando-se à hipótese de que a presença de componentes simbólicas e materiais teutas caracteriza um peculiar processo de elaboração de germanidade em Santa Catarina. O objetivo é discutir o espírito alemão – Zeitgeist – e processos de institucionalização da escola. A metodologia tem por base um corpus documental: relatos de viajantes, imprensa, relatórios da direção de uma companhia de colonização, legislação, livros didáticos e caderno escolar. A perspectiva analítica é construída sob perspectiva etno-histórica, discutida à luz de outras pesquisas nucleadas no debate sobre as relações entre a imigração alemã e a educação. Os resultados indicam que o fator linguístico, amalgamado a elementos étnicos e à produção de identidades individuais e coletivas, embasa a compreensão de processos de instituição da educação escolar formal, considerando tanto os modos históricos de organização das escolas alemãs primordiais como daquelas teuto-brasileiras. Apontam ainda que a introdução, manutenção e difusão de elementos culturais e identitários de base germânica que ocorre desde o século XIX, em contextos ora harmoniosos, ora conflituosos, contribuiu para erigir um estatuto histórico de germanidade em Santa Catarina.

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Publicado

2015-06-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Zeitgeist ou espírito alemão: etno-história de germanidade e instituição da escola em Santa Catarina . (2015). Educação E Pesquisa, 41(2), 325-340. https://doi.org/10.1590/S1517-97022015042039