Dimensão subjetiva da desigualdade social: estudo de projetos de futuro de jovens ricos e pobres
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-9702201507135302Resumen
Esta pesquisa investigou a dimensão subjetiva da desigualdade social, por meio do estudo de projetos de futuro de jovens ricos e pobres da cidade de São Paulo. Compreendemos que as desigualdades sociais brasileiras constituem fenômeno social complexo, que deve ser entendido tanto na sua dimensão objetiva quanto na subjetiva. Ao investigar a dimensão subjetiva desse fenômeno, buscamos dar visibilidade à presença de sujeitos que não são mera consequência da realidade social desigual, e sim sujeitos ativos, os quais constituem essa realidade e são, simultaneamente, constituídos por ela. Utilizamos como instrumentos duas redações acerca da temática do projeto de futuro: a primeira perguntando ao sujeito a respeito de seu futuro; a segunda a respeito do futuro que imagina para um jovem pertencente a uma classe social desigual. Consideramos as redações acerca de projetos de futuro como recursos metodológicos pelos quais podemos apreender a dimensão subjetiva da desigualdade social. Orientados pelo referencial teórico-metodológico da psicologia sócio-histórica, buscamos, nas falas escritas contidas nas redações, elementos de significações – sentidos e significados – dos jovens acerca de si mesmos, na relação com outros desiguais, em uma sociedade marcada por desigualdades sociais. As desigualdades sociais foram naturalizadas pelos jovens, que as justificaram a partir de esforços pessoais e/ou heranças familiares. Destacaram-se significações que valorizam o padrão de vida das elites como modelo a ser alcançado, com correlativa depreciação das camadas pobres. Para além das significações constituídas a partir das falas dos jovens, a dimensão subjetiva da desigualdade social configurou-se no silenciamento desses sujeitos quando solicitados a falar sobre outros desiguais.Descargas
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Publicado
2015-09-01
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Artículos
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Cómo citar
Dimensão subjetiva da desigualdade social: estudo de projetos de futuro de jovens ricos e pobres . (2015). Educação E Pesquisa, 41(3), 773-789. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201507135302