O discurso sobre tecnologias nas políticas públicas em educação
DOI:
https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945205167Palabras clave:
Tecnologias digitais, Políticas públicas em educação, Análise crítica do discurso, ArtefatoResumen
Na chamada era da informação, a temática das tecnologias digitais se consolida no discurso pedagógico e nas pesquisas em educação, pelos quais perpassa a denúncia da necessidade de paradigmas educacionais que dialoguem com as inovações tecnológicas de nosso tempo. Assim, numerosos investimentos, públicos e privados, vêm sendo feitos buscando viabilizar a incorporação das tecnologias digitais no cotidiano escolar. Contudo, percebe-se uma lacuna quanto às indagações sobre o que se entende por tecnologia no âmbito educacional e sobre de que maneira esse entendimento influencia o campo. Posto isso, este trabalho propõe identificar e analisar as percepções de tecnologia que perpassam o discurso das políticas públicas em educação no Brasil. Para tanto, é utilizada a análise crítica do discurso, aplicada aos documentos das políticas públicas em educação que deliberam parâmetros e diretrizes para a incorporação das tecnologias digitais no âmbito escolar. Especificamente, opta-se pela análise do Plano Nacional de Educação 2014-2024 e do Programa de Inovação Educação Conectada, política mais recente no que tange à temática. Propõem-se duas categorias de análise sobre as percepções de tecnologia: artefato técnico e artefato sociocultural. Considera-se, por fim, que, embora haja apontamentos em direção a perspectivas socioculturais quanto à tecnologia no âmbito educacional, a percepção preponderante se relaciona mais fortemente aos aspectos da tecnologia como artefato técnico.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los conceptos emitidos en los artículos son de exclusiva responsabilidad de sus autores y no reflejan necesariamente la opinión de la redacción.
Está permitida la reproducción total o parcial de los trabajos, siempre y cuando se indique explícitamente la fuente.