Escrita a partir de fontes e suas relações com o plágio em estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349252586porPalavras-chave:
Escrita acadêmica, Uso de fontes, Plágio, Estudantes universitáriosResumo
A escrita acadêmica exige a capacidade de captar as ideias principais das fontes através de uma linguagem própria. Um dos problemas que tem sido identificado em estudantes universitários, sobretudo nos principiantes, diz respeito à forma deficiente como escrevem, traduzida em textos colados aos originais, facilmente considerados como tendo sido plagiados. O objetivo principal do presente estudo foi o de identificar as estratégias usadas pelos estudantes universitários ao redigir textos. Foi solicitado a 44 estudantes que escrevessem uma síntese com as ideias principais de um artigo que haviam lido previamente. As composições foram classificadas por duas professoras de português, de acordo com as estratégias usadas: cópia sem citação; cópia com citação; mosaico; paráfrase; sumário. Essa avaliação confirmou que os estudantes recorrem com muita frequência à cópia e ao mosaico, acompanhando de perto a linguagem do original, aproximando-se daquilo que poderia ser classificado como plágio. Foi, ainda, detectado que, muito frequentemente, os estudantes alteram o significado da fonte. O cálculo de correlações e a análise de clusters indicam que uma grande parte dos estudantes tende a adotar uma de duas estratégias: ou copiam, respeitando a fonte, ou escrevem de modo autônomo, mas alterando as ideias do conteúdo que leram. Os resultados encontrados permitem concluir que existem muitas dificuldades na escrita, o que chama a atenção para a necessidade de uma pedagogia que vise o desenvolvimento nos estudantes da sua identidade como autores, realçando que essa será uma alternativa desejável às medidas punitivas de combate ao plágio que atualmente têm se imposto no meio universitário.
Downloads
Referências
ADAM, Lee. Student perspectives on plagiarism. In: BRETAG, Tracey (ed.). The handbook of academic integrity. Singapore: Springer, 2016. p. 519-535.
ALMEIDA, Filipe et al. A fraude académica no ensino superior em Portugal: um estudo sobre a ética dos alunos portugueses. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2015. 198 p.
ALMEIDA, Filipe et al. (coord.). Fraude e plágio na universidade: a urgência de uma cultura de integridade no ensino superior. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2016. 297 p.
BAILEY, Stephen. Academic writing: A handbook for international students. 3. ed. London; New York: Routledge, 2003. 293 p.
BAKER, Linda; BROWN, Ann. Metacognitive skills and reading. In: PEARSON, David et al. Handbook of reading research. New York: Longman, 1984. p. 353-394.
BRETAG, Tracey. Defining academic integrity: international perspectives – introduction. In: BRETAG, Tracey (ed.). The handbook of academic integrity. Singapore: Springer, 2016. p. 3-5.
FESTAS, Isabel; SEIXAS, Ana; MATOS, Armanda. Plagiarism as an academic literacy issue: the comprehension, writing and consulting strategies of Portuguese University Students. International Journal for Educational Integrity, v. 18, n. 25, 2022. https://doi.org/10.1007/s40979-022-00119-8.
» https://doi.org/10.1007/s40979-022-00119-8.
FOLTYNEK, Tomás; DLABOLOVÁ, Dita; SIVASUBRAMANIAM, Shiva. How to avoid plagiarism: paraphrasing, quotation, and summary. European Network for Academic Integrity, 2018. Disponível em: http://www.academicintegrity.eu/wp/wp-content/uploads/2018/08/ENAI_avoiding_plagiarism.pdf Acesso em: 15 jun. 2020.
» http://www.academicintegrity.eu/wp/wp-content/uploads/2018/08/ENAI_avoiding_plagiarism.pdf
FRANZKE, Marita et al. Computer support for comprehension and writing. Journal of Educational Computing Research, Los Angels, v. 33, n. 1, p. 53-80, jul. 2005. https://doi.org/10.2190/DH8F-QJWM-J457-FQVB
» https://doi.org/10.2190/DH8F-QJWM-J457-FQVB
GARNER, Ruth. Text summarization deficiencies among older students: awareness or production ability? American Educational Research Journal, Los Angels, v. 22, n. 4, p. 549-560, jan. 1985. https://doi.org/10.3102/00028312022004549
» https://doi.org/10.3102/00028312022004549
HENNING, Elizabeth; GRAVETT, Sarah; RENSBURG, Wilhelm van. Academic writing. 2.ed. Pretoria: Van Schaik, 2005. 147 p.
HOWARD, Rebecca. Plagiarism, authorship, and the academic death penalty. College English, New York, v. 57, n. 7, p. 788-806, nov. 1995.
HOWARD, Rebecca. Plagiarism in higher education: An academic literacies issue? Introduction. In: BRETAG, Tracey (ed.). The handbook of academic integrity. Singapore: Springer, 2016. p. 499-501.
HOWARD, Rebecca; SERVISS, Tricia; RODRIGUE, Tanya. Writing from sources, writing from sentences. Writing & Pedagogy, Lacey, v. 2, n. 2, p. 177-192, may 2010.
JAMIESON, Sandra. Reading and engaging sources: what students’ use of sources reveals about advanced reading skills across the disciplines. [S. l.: s. n.], 2013. Disponível em: http://wac.colostate.edu/atd/reading/jamieson.cfm Acesso em: 3 mar. 2019.
» http://wac.colostate.edu/atd/reading/jamieson.cfm
JAMIESON, Sandra. The evolution of the Citation Project: developing a pilot study from local to translocal. In: SERVISS, Tricia; JAMIESON, Sandra (ed.). The evolution of the Citation Project: lessons learned from a multi-year, multi-study. Utah: State University Press, 2018. p. 33-61.
JAMIESON, Sandra; HOWARD, Rebecca. Unraveling the citation trail: project information literacy smart talk - n. 8. [S. l.: s. n.], 2011. Disponível em http://projectinfolit.org/smart-talks/item/110-sandra-jamieson-rebecca-moore-howard-smart-talk Acesso em: 16 jan. 2020.
» http://projectinfolit.org/smart-talks/item/110-sandra-jamieson-rebecca-moore-howard-smart-talk
JAMIESON, Sandra; HOWARD, Rebecca. Rethinking the relationship between plagiarism and academic integrity. International Journal of Technologies in Higher Education/Revue Internationale des Technologies en Pédagogie Universitaire, Montréal, v.16, n. 2, p. 69-85, Sept. 5, 2019. https://doi.org/10.18162/ritpu-2019-v16n2-07.
» https://doi.org/10.18162/ritpu-2019-v16n2-07.
KELLOGG, Ronald. Training writing skills: a cognitive developmental perspective. Journal of Writing Research, Antwerp, v. 1, n. 1, p. 1-26, jun. 2008.
KINTSCH, Walter. Learning and constructivism. In: TOBIAS, Sigmund; DUFFY, Thomas (ed.). Constructivist instruction: success or failure? New York: Routledge, 2009. p. 223-241.
KOO, Terry; LI, Mae. A guideline of selecting and reporting intraclass correlation coefficients for reliability research. Journal of Chiropractic Medicine, Amsterdam, v. 15, n. 2, p. 155-163, jun. 2016. https://doi.org/10.1016/j.jcm.2016.02.012
» https://doi.org/10.1016/j.jcm.2016.02.012
KROKOSCZ, Marcelo. Abordagem do plágio nas três melhores universidades de cada um dos cinco continentes e do Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 48, p. 745-818, set./dez. 2011.
LOPES, Sónia. Desenvolvimento das competências de resumo: um programa de treino. 2008. Tese (Mestrado em Ciências da Educação) – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2008.
PECORARI, Diane. Plagiarism, international students, and the second-language writer. In: BRETAG, Tracey (ed.). The handbook of academic integrity. Singapore: Springer, 2016. p. 537-550.
RAMOS, Madalena; MORAIS, César. A prevenção do plágio no ensino superior: ilações a partir de uma prática pedagógica. In: NOVO, Ana; NOBRE, Ana; SIMÃO, João; PEREIRA, Pedro (coord.), Plágio e integridade académica na sociedade da informação. Lisboa: Universidade Aberta, 2020. p. 79-93.
RAMOS, Madalena; MORAIS, César. As várias faces do plágio entre estudantes do ensino superior: um estudo de caso. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, p. 1-23, jan. 2021.
ROIGT, Miguel. Plagiarism and paraphrasing criteria of college and university professors. Ethics and Behavior, London, v. 11, n. 3, p. 307-323, Sept. 2001.
SERVISS, Tricia; JAMIESON, Sandra (ed.). The evolution of the Citation Project: lessons learned from a multi-year, multi-study. Utah: State University Press, 2018.
SOUSA-SILVA, Rui. Detecting plagiarism in the forensic linguistic turn. 2013. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade de Aston, Birmingham, 2013.
SOUSA-SILVA, Rui; ABREU, Bruna. Plágio: um problema forense. Language and Law/ Linguagem e Direito, Porto, v. 2, n. 2, p. 90-113, maio 2015.
STEMLER, Steven; TSAI, Jessica. Best practices in interrater reliability: three common approaches. In: OSBORNE, Jason (ed.). Best practices in quantitative methods. Thousand Oaks: Sage, 2008. p. 29-49.
VAN DIJK, Teun; KINTSCH, Walter. Strategies of discourse comprehension. New York: Academic Press, 1983. 418 p.
VEIGA SIMÃO, Ana Margarida. O resumo: estratégias de ensino, estratégias de aprendizagem. 1993. Tese (Mestrado em Ciências da Educação) – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, 1993.
VEIGA SIMÃO, Ana Margarida. A aprendizagem estratégica: construção e avaliação de uma intervenção em estratégias de aprendizagem integrada no currículo escolar. 2000. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2000.
YOSHIMURA, Fumiko. Japanese university students’ task representations of paraphrasing and their experience with it. Tohoku Gakuin University Review, Sendai, v. 99, p. 1-21, Mar. 2015.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.