Explorando a renovação da pedagogia: problem based learning como espaço de cidadania educacional jovem
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349269782porPalavras-chave:
Aprendizagem baseada na resolução de problemas, Cidadania educacional, Voz(es) jovens, Itinerários, ReflexividadesResumo
Este artigo explora como a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (PBL) pode contribuir para renovar a pedagogia, colocando as e os jovens no centro da relação pedagógica de construção do saber, com realização de direitos. Parte-se da preocupação com a falta de espaço para a escuta das pessoas jovens em diferentes contextos educativos e reconhece-se os membros deste grupo social enquanto sujeitos autores e autoras da construção da sua cidadania. Assim, cruzam-se as suas vozes com as de docentes e investigadoras. Advoga-se que o recurso ao PBL pode criar espaço para o exercício da sua “cidadania educacional”. Tendo por base a renovação da pedagogia, o PBL constitui um método participativo sustentado na iniciativa, na tomada de decisão e numa relação solidária. Ao dialogar com a cidadania educacional, no âmbito do projeto EduTransfer é também central uma visão do PBL como processo de desenvolvimento do currículo, e teoria e método de ensino-aprendizagem que pode criar espaço para a realização dessa cidadania, ganhando lugar como estratégia de garantia de direitos por parte das instituições educativas. São estes aspectos que focamos ao longo do artigo, dando lugar a uma reflexão sobre os diferentes momentos desta estratégia educativa. Depois do foco nas opções metodológicas e processuais, fazemos o cruzamento de vozes docentes, juvenis e de investigação, que exploram o PBL em ação. Assumindo o valor desta abordagem, reconhecem-se também limites à sua implementação.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Helena Costa. Cidadania na sua polifonia: Debates nos estudos de educação feministas. Educação, Sociedade & Culturas, Porto, v. 25, p. 83-116. 2007.
ARNOT, Madeleine. Gender voices in the classroom. In: SKELTON, Christine; FRANCIS, Becky; SMULYAN, Lisa (ed.). The Sage handbook of gender and education. London: Sage, 2006. p. 407-421. https://doi.org/10.4135/9781848607996
» https://doi.org/10.4135/9781848607996
AYALA, Ricardo; KOCH, Tomas; MESSING, Helga. Understanding the prospect of success in professional training: an ethnography into the assessment of problem based learning. Ethnography and Education, London, v. 14, n. 1, p. 65-83. 2019. https://doi.org/10.1080/17457823.2017.1388184
» https://doi.org/10.1080/17457823.2017.1388184
AYALA-VALENZUELA, Ricardo; MESSING-GRUBE, Helga; TORO-ARÉVALO, Sergio. The didactic sense of “problem-based learning” in medical education. Revista Cubana de Educación Médica Superior, La Habana, v. 25, n. 3, p. 344-351. 2011. Disponível em: https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumenI.cgi?IDARTICULO=31776 Acesso em: 22 ago. 2023.
» https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumenI.cgi?IDARTICULO=31776
BERNSTEIN, Basil. Pedagogy, symbolic control and identity: theory, research and critique. Bristol: Taylor & Francis, 1996.
BERNSTEIN, Basil. Pedagogy, symbolic control and identity: theory, research and critique. Lanham: Rowman & Littlefield, 2000.
CHECKLEY, Kathy. Problem-based learning: the search for solutions to life’s messy problems. Virginia: Association for Supervision and Curriculum Development, 1997.
CNE. Conselho Nacional de Educação. Recomendação n.º 2/2021. A voz das crianças e dos jovens na educação escolar. Diário da República, n. 135, 2.ª série, p. 75-84, 2021.
COSME, Ariana. Autonomia e flexibilidade curricular: propostas estratégias de ação-ensino básico e ensino secundário. Porto: Porto Editora, 2018.
DELORS, Jacques. The treasure within: learning to know, learning to do, learning to live together and learning to be. What is the value of that treasure 15 years after its publication? International Review of Education, New York, v. 59, p. 319-330. 2013.
DIREÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO. Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação. 2017.
ELLIS, Sonja J. Young people and political action: who is taking responsibility for positive social change? Journal of Youth Studies, London, v. 7, n. 1, p. 89-102. 2004. https://doi.org/10.1080/1367626042000209976
» https://doi.org/10.1080/1367626042000209976
FERREIRA, Manuela. “A gente gosta é de brincar com os outros meninos!” Relações sociais entre crianças num jardim de infância. Porto: Afrontamento, 2004.
FRANCE, Alan. “Why should we care?”: Young people, citizenship and questions of social responsibility. Journal of Youth Studies, London, v. 1, n. 1, p. 97-111. 1998. https://doi.org/10.1080/13676261.1998.10592997
» https://doi.org/10.1080/13676261.1998.10592997
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Porto: Afrontamento, 2018 [1968].
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
HALL, Tom; WILLIAMSON, Howard; COFFEY, Amanda. Young people, citizenship and the third way: a role for the youth service? Journal of Youth Studies, London, v. 3, n. 4, p. 461-472. 2000. https://doi.org/10.1080/713684383
» https://doi.org/10.1080/713684383
HOLEN, Are. The PBL group: self-reflections and feedback for improved learning and growth. Medical Teacher, London, v. 22, n. 5, p. 485-488. 2000. https://doi.org/10.1080/01421590050110768
» https://doi.org/10.1080/01421590050110768
LISTER, Ruth. Citizenship: feminist perspectives. New York: New York University Press, 1997.
LISTER, Ruth. Inclusive citizenship: realizing the potential. Citizenship Studies, London, v. 11, n. 1, p. 49-61. 2007. https://doi.org/10.1080/13621020601099856
» https://doi.org/10.1080/13621020601099856
LYNCH, Kathleen; LODGE, Anne. Equality and power in schools: redistribution, recognition, and representation. London; New York: Routledge, 2002.
MACEDO, Eunice. Cidadania em confronto: educação de jovens elites em tempo de globalização. Porto: LivPsic & CIIE, 2009a.
MACEDO, Eunice. Vozes jovens entre experiência e desejo: cidadania educacional e outras construções. Porto: Afrontamento. 2018.
MACEDO, Eunice. Vozes poderosas de jovens de elites económicas portuguesas. Configurações, Braga, v. 5-6, p. 175-197. 2009b.
MACEDO, Eunice; ARAÚJO, Helena Costa. Young Portuguese construction of educational citizenship: commitments and conflicts in semi-disadvantaged secondary schools. Journal of Youth Studies, London, v. 17, n. 3, p. 343-359. 2014. https://doi.org/10.1080/13676261.2013.825707
» https://doi.org/10.1080/13676261.2013.825707
MACEDO, Eunice (coord.). Recomendações e implicações políticas: do cumprimento da tarefa à apropriação do conhecimento e da democracia: transferibilidade de práticas promissoras na aprendizagem através de diferentes contextos. Porto: CIIE_FPCEUP, 2022. Disponível em: https://edutransfer.fpce.up.pt/wp-content/uploads/sites/761/2022/04/01_Recomendacoes-politicas-EduTransfer.pdf Acesso em: 22 ago. 2023.
METHOD of authentic instruction: problem-based learning. In: Jen Welch [página web]. S. D. Disponível em: https://jenwelchmedhigheredportfolio.weebly.com/authentic-instruction.html Acesso em: 3 jul. 2021.
» https://jenwelchmedhigheredportfolio.weebly.com/authentic-instruction.html
NADA, Cosmin et al. Can mainstream and alternative education learn from each other? An analysis of measures against school dropout and early school leaving in Portugal. Educational Review, Birmingham, v. 72, n. 3, p. 365-385. 2020. https://doi.org/10.1080/00131911.2018.1508127
» https://doi.org/10.1080/00131911.2018.1508127
NUTBROWN, Cathy; CLOUGH, Peter. Citizenship and inclusion in the early years: under-standing and responding to children’s perspectives on “belonging”. International Journal of Early Years Education, London, v. 17, n. 3, p. 191-206. 2009. http://dx.doi.org/10.1080/09669760903424523
» https://doi.org/10.1080/09669760903424523
OECD. OECD future of education and skills 2030: conceptual learning framework. Core foundations for 2030. Paris: OECD, 2019.
PORTUGAL. Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho. Estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário e os princípios orientadores da avaliação das aprendizagens. Diário da República, Lisboa, n. 129/2018, Série I, 2018. Disponível em: https://data.dre.pt/eli/dec-lei/55/2018/07/06/p/dre/pt/html Acesso em: 22 ago. 2023.
» https://data.dre.pt/eli/dec-lei/55/2018/07/06/p/dre/pt/html
RHEM, James. Problem based learning: an introduction. The National Teaching & Learning Forum, USA, v. 8, n. 1, p. 1-4. 1998. https://doi.org/10.1002/ntlf.10043
» https://doi.org/10.1002/ntlf.10043
SKINNER, Vicki J.; BRAUNACK-MAYER, Annette; WINNING, Tracey A. The purpose and value for students of PBL groups for learning. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, Indiana, v. 9, n. 1. 2015. https://doi.org/10.7771/1541-5015.1499
» https://doi.org/10.7771/1541-5015.1499
STEPIEN, William; GALLAGHER, Shelagh. Problem-based learning: as authentic as it gets. Educational Learning, Illinois, v. 50, n. 7, p. 25-28. 1993.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Paris: Unesco, 1998.
UNICEF. Convenção sobre os direitos da criança e protocolos facultativos. Lisboa: Comité Português para a Unicef, 2019 [1989].
UNIVERSITY OF ROCHESTER. Problem based learning: main concepts. New York: University of Rochester. 2009.
VASCONCELOS, Clara; ALMEIDA, António. Aprendizagem baseada na resolução de problemas no ensino das ciências: propostas de trabalho para ciências naturais, biologia e geologia. Porto: Porto Editora, 2012.
YOUNG, Iris Marion. Inclusion and democracy. Oxford: Oxford University Press, 2000.
YOUNG, Iris Marion. Intersecting voices: dilemmas of gender, political philosophy, and policy. Princeton: Princeton University Press, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação e Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.